sábado, 16 de julho de 2016

Cidadãos poderão denunciar caixa 2 e compra de votos em aplicativo

Eleitores poderão denunciar compra de votos, suspeitas de caixa 2 e outras irregularidades eleitorais por meio de um aplicativo de celular. O instrumento é uma das medidas do Comitê de Combate ao Caixa 2 nas eleições de 2016, lançado na Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Rio de Janeiro (OAB/RJ) para ajudar o cidadão a acompanhar mais ativamente o processo eleitoral e a legalidade dos recursos e gastos de cada candidato.
O aplicativo Contra o Caixa 2 pode ser baixado gratuitamente para telefones com sistemas operacionais Android ou iOS.
Desenvolvido pela empresa do vice-presidente da OAB/Montes Claro, Hebert Alcântara, o aplicativo possibilita colher e armazenar provas documentais e encaminhá-las à ouvidoria da OAB, que a partir dos dados fornecidos vai analisar as provas e decidir sobre o oferecimento ou não de denúncia.
“Toda seção tem um comitê físico de recebimento de denúncia. Este comitê recebe as denúncias, faz a análise e a triagem e, caso julgue procedente, encaminha as denúncias para os órgãos competentes para dar prosseguimento a elas”, explicou Hebert Alcântara.
Segundo ele, como muitas pessoas têm dificuldade de chegar pessoalmente aos comitês da OAB ou têm medo de fazer as denúncias, temendo represálias, o aplicativo oferece a alternativa de que as denúncias sejam feitas de forma anônima.
“Além de garantir o anonimato, o aplicativo facilita e aproxima o cidadão dos órgãos envolvidos com a lisura do processo eleitoral, sendo uma ponte entre ele e a OAB”, acrescenta a advogado.
A empresa de Alcântara está desenvolvendo um aplicativo nos mesmos moldes para fiscalizar fraudes na atividade pública em geral, como desvio de recursos, abuso de poder, superfaturamento e outras irregularidades. (Fonte: Agência Brasil)

Nenhum comentário: