quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Equipamento nacional detecta e trata câncer de pele

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca) apontam que o Brasil registrou 576.800 novos casos da enfermidade entre 2014 e 2015, com o carcinoma da derme sendo o que mais aparece no país e no mundo.
Por outro lado, o tratamento, quando iniciado precocemente, apresenta altos índices de cura. Um equipamento totalmente nacional ajuda a lidar com essa enfermidade, com apoio de R$ 2,3 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI).
Batizado de Lince, o aparato foi desenvolvido pela empresa MMOptrics, em parceria com o Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Ele é um sistema inovador capaz de avaliar e tratar a doença no mesmo dia, evitando mutilações e procedimentos dolorosos ao paciente, o único no mundo a executar essas funções.
O equipamento utiliza a terapia fotodinâmica para o tratamento do câncer de pele e fluorescência para evidenciar lesões. Disponível no mercado a um custo médio de R$ 13 mil, o aparelho já foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). (Fonte: Agência CT)

Nenhum comentário: