terça-feira, 14 de julho de 2015

Pará tem estudantes pré-selecionados ao Parlamento Jovem Brasileiro 2015

Dez estudantes de instituições de ensino estaduais foram pré-selecionados pela Secretaria de Educação (Seduc) ao Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2015, programa organizado pela Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), que garante a jovens cidadãos brasileiros conhecer, durante cinco dias, a rotina e a atuação dos deputados federais.

O PJB é realizado anualmente, desde 2004, envolvendo estudantes do ensino médio e técnico de escolas públicas e privadas em uma jornada parlamentar na qual tomam posse e atuam como deputados jovens. A jornada deste ano ocorrerá no período de 21 a 25 de setembro, na capital federal.

Durante o PJB 2015, os estudantes acompanharão o dia a dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções. O trâmite das proposições apresentadas pelos jovens deputados se dá de acordo com as normas regimentais vigentes na Casa.

Os estudantes pré-selecionados no Pará são Aline Paloma Andrade dos Passos, Raiani da Silva Moreira e Wilcles de Souza Freitas, da Escola Estadual José Edmundo Queiroz, de Marituba; Otávio Leonan Melo dos Santos, Rafael Santos da Silva e Sílvia Kalini dos Santos de Lima, da Escola Estadual Pinheiro Júnior, de Tracuateua; Bruno Lucas Silva Acácio, do Colégio Objetivo Sapiens, de Altamira; Denilson Sardinha Machado, da Escola Estadual Alexandre Zacharias de Assumpção, de Belém; Enio Layon Dyego Gomes Matos, da Escola Disneylândia, de Belém; e Gustavo Freitas Barbosa de Souza, do Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, de Belém.

Inscrições
De acordo com a professora Lúcia Brito, da Diretoria de Ensino Médio e Profissional (Demp-Seduc), agora os estudantes que tiveram seus projetos de lei pré-selecionados para concorrer a uma vaga (por estado) como deputado jovem devem providenciar sua inscrição no sistema eletrônico da Câmara dos Deputados, www.educacaoadistancia.camara.leg.br/pjb/2015. Eles deverão acessar formulário específico e preencher os campos com as mesmas informações constantes na ficha de inscrição, além de anexar cópia de documentação, bem como o seu projeto de lei.

Ao acessarem o formulário eletrônico, os estudantes devem preencher as informações com atenção e de forma completa, atentando sempre para o fato de que não é possível salvar os dados para anexar os documentos posteriormente, nem editá-los depois de enviada a inscrição ao PJB. Os documentos requeridos são projeto de lei elaborado pelo aluno, declaração de que está matriculado(a) regularmente no ensino médio/técnico, termo de autorização do responsável, devidamente assinado, caso o aluno tenha menos de 18 anos, e cópia de documento de identidade válido e legível (frente e verso).

O projeto de lei deverá estar no formato de arquivo do Word ou semelhante (.doc, .docx, .odt ou rtf). Já o documento de identidade, o comprovante de matrícula e a declaração do responsável deverão estar digitalizados (extensão .jpg, .png, .bmp ou .pdf). Se o estudante não tiver scanner, pode tirar uma foto nítida com o celular. Informações sobre o PJB 2015 em facebook.com/parlamento.jovembrasileiro. (Eduardo Rocha/Semed)

Nenhum comentário: