sexta-feira, 5 de junho de 2015

Descontos de IPVA para placas de finais 76 a 96 terminam dia 8

Agência Pará
A próxima segunda-feira, 8 de junho, é o último dia para quem quiser garantir os descontos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) válido para os proprietários de veículos com finais de placas 76 a 96, que não tenham multas de trânsito. A data final para licenciamento destes veículos, junto ao Detran, será dia 7 de agosto.
A principal vantagem para quem optar pelo pagamento integral do IPVA dois meses antes do prazo final do licenciamento, no caso de veículos que não tenham multas de trânsito, é a garantia do benefício do IPVA Cidadão.
Os descontos são de 15% do valor do imposto para o carro que está há dois anos sem multa; 10% para quem não recebeu multas no ano passado; e de 5% às demais situações, ressaltando-se que os mesmos não são cumulativos. Se preferir, o proprietário do veículo tem, ainda, a opção de antecipar o pagamento do IPVA em até três parcelas, sem desconto.
O contribuinte pode consultar no Portal de Serviços da Secretaria da Fazenda (Sefa) as datas de pagamento, os valores e ainda optar pelo pagamento integral ou parcelado, além de emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), no item 'IPVA Antecipação'. Para a consulta é necessário ter o número da placa e do Renavan.
Vale ressaltar que, se o contribuinte receber notificação de multas de trânsito após o recolhimento em cota única, perderá o desconto.
O pagamento do DAE é feito na rede bancária autorizada (Banpará, Banco da Amazônia, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal) e casas lotéricas. Se não houver antecipação do recolhimento do imposto, o IPVA deverá ser pago no boleto de licenciamento anual do Detran.
Do total do valor de IPVA arrecadado, 50% ficam para o estado e 50% são destinados ao município onde o veículo é licenciado. Para maiores informações, a Sefa disponibiliza o Call Center 0800 725-5533, ou o site www.sefa.pa.gov.br, área do 'Manual de Atendimento'. (Ana Márcia Pantoja)

Nenhum comentário: