sábado, 11 de abril de 2015

Unicef promove ciclo de capacitação do Selo Município Aprovado em Parauapebas

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) dá início nesta terça-feira (14) ao 2º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef Município Aprovado Edição 2013-2016 no Pará, um importante espaço público de diagnóstico e monitoramento de políticas sociais para crianças e adolescentes. O evento ocorrerá na auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Centro Administrativo de Parauapebas.
Na terça e quarta-feira (14 e 15), 22 municípios participam do encontro de formação representados por articuladores, gestores e técnicos municipais: Baião, Breu Branco, Cametá, Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Goianésia do Pará, Igarapé Miri, Jacundá, Marabá, Novo Repartimento, Ourilândia do Norte, Palestina do Pará, Parauapebas, Pau D’arco, Piçarra, Redenção, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Tucumã, Tucuruí e Xinguara.
São 84 municípios paraenses ao todo que participam do Selo Unicef, em um total de 461 em todos os nove estados da Amazônia Legal. As formações no Pará são divididas em três etapas. Isso acontece pelas distâncias geográficas e número de municípios que fazem parte do Selo dentro do estado. Na última semana, municípios do sudoeste e oeste do estado estiveram em Santarém. A próxima formação no Pará será em Belém, nos dias 27 e 28 de abril.
O Selo Unicef busca estimular e reconhecer mudanças concretas e positivas na vida dos meninos e meninas nos municípios da região. A iniciativa é realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com os governos estaduais, a Escola de Formação de Governantes do Maranhão (EFG-MA) e o Instituto Peabiru (PA), com o apoio da Cemar, Celpa e Celtins.
O objetivo da oficina é orientar os municípios a promoverem atividades de participação social, por meio de um intenso processo de mobilização em torno de temas, programas e políticas públicas desenvolvidas pelo município. Visa também engajar crianças, adolescentes, famílias e todos os setores da sociedade no município em busca de respostas aos desafios de promover, garantir e realizar os direitos de cada criança e cada adolescente.
Todos os estados da Amazônia Legal brasileira realizarão as oficinas de capacitação do 2º ciclo nos meses de março, abril e maio deste ano.
Selo Unicef Município Aprovado
O Selo Unicef é uma metodologia que tem como base a mobilização social, o desenvolvimento de capacidades e o monitoramento das políticas públicas implementadas. Sendo também um reconhecimento internacional ao esforço dos municípios no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.
O Selo é a contribuição do Unicef para a Agenda Criança Amazônia, compromisso firmado pelos governadores estaduais pela garantia dos direitos de todas as crianças e adolescentes na Amazônia Legal, por meio da construção conjunta de um plano de ação que vise à integração, articulação e cooperação em políticas públicas entre os três níveis de governo, o empresariado e a sociedade civil.
A Agenda Criança Amazônia conta com o apoio e a participação do governo federal. O compromisso traduz um esforço coletivo para que cada município alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, assegurando a cada criança e adolescente o direito a sobreviver e se desenvolver, aprender, proteger (-se) do HIV/aids, crescer sem violência, ser prioridade absoluta nas políticas públicas e ser respeitado na sua identidade étnico-racial.
Equipe Selo Unicef
(91) 3033-5144 / (91) 9 8443-2592 (Claro) / (91) 9 8892-2246 (Oi) / (91) 9 8351-7380 (Tim) e (91) 9 9352-0595 (Vivo)

Nenhum comentário: