segunda-feira, 27 de abril de 2015

Brasil é 16º país mais feliz do mundo

Um grupo formado por economistas, neurocientistas e estatísticos do mundo todo divulgou a terceira edição do World Happiness Report, uma pesquisa que mede política (e o respectivo sucesso) dos países que visam garantir o bem-estar de seus cidadãos.
É uma espécie de Relatório da Felicidade Mundial que visa quantificar e explicar o bem-estar em 158 países com o objetivo de influenciar as políticas governamentais em todo o planeta.
Suíça, Islândia, Dinamarca, Noruega, Canadá, Finlândia, Holanda, Suécia, Nova Zelândia e Austrália dominam o top 10. Ou seja, os pequenos e médios países no oeste da Europa ocupam sete das dez primeiras posições.
A Costa Rica ocupa a 12ª posição, o México a 14ª e o Brasil a 16ª. Os três estão à frente de Reino Unido, França e Alemanha, que são 21º, 26º e 29º, respectivamente. Os Estados Unidos aparecem em 15º lugar.
A Venezuela, apesar dos problemas de insegurança e escassez, é o 23º país mais feliz do mundo e o 4º da região, muito acima de Argentina e Uruguai, que são 30º e 32º.
As variáveis, chave do estudo, são o PIB per capita, a esperança de vida saudável, o fato de ter alguém em quem confiar, a percepção de liberdade para tomar decisões vitais, a falta de corrupção e a generosidade, afirma o estudo.
Afeganistão e Síria, atualmente em guerra, se uniram aos oito países subsaarianos da África, Togo, Burundi, Benim, Ruanda, Burkina Faso, Costa do Marfim, Guiné e Chade, no grupo dos 10 países menos felizes do mundo.
Apesar do conflito vivido pelo Iraque, o país aparece em 112º, à frente de África do Sul, Índia, Quênia e Bulgária. (Fonte: O Debate)

Nenhum comentário: