quinta-feira, 16 de abril de 2015

Agricultores de Curionópolis ganham dinheiro extra com colheita de cajá

O cajá ou taperebá vem fazendo sucesso no Pará, especialmente no município de Curionópolis, a 35 quilômetros de Parauapebas. Os frutos da cajazeira são muito apreciados pelo excelente sabor de sua polpa. Além disso, apresentam boas características agroindustriais, como rendimento de polpa de 56% em média e suas características químicas.
Há cinco anos, o que era desperdício passou a ser lucro para várias famílias da região. A colheita do cajá no Pará vai de dezembro ao final de abril, no máximo, início de maio. Os resultados são surpreendentes, de acordo com Raimundo Jorge Souza, do escritório da Emater em Curionópolis, e Mauro Melo, presidente da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais de Carajás (Cooper), com sede em Parauapebas.
Os 120 produtores cadastrados produziram neste ano 194 toneladas de cajá, faturando mais de 232 mil reais. Só o agricultor José Neto, campeão deste ano, colheu 4.191 quilos do fruto. Em média, cada produtor faturou cerca de 2 mil reais, dinheiro extra que entrou nas contas das famílias.
O cajá é colhido uma vez por ano. Nos outros meses, os produtores prosseguem com suas atividades agrícolas e pecuárias normalmente, contribuindo com o desenvolvimento do sudeste do Pará.
Para comemorar estes resultados, todo ano é realizada a Festa do Cajá, que este ano ocorreu no dia 11 de abril, na comunidade do Curral Preto, região do Rio Sereno, perto do antigo garimpo de Serra Pelada.
Promovida pela Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Leandro (Asprul), com o apoio da Emater, da Cooper, entre outras parceiras, a Festa do Cajá reuniu centenas de famílias e produtores de vários locais para uma grande confraternização. Foram montadas várias barracas com produtos da região, como doces, picolés, geladins, pudins, musses e outras delícias feitas com a polpa do cajá.
A programação foi extensa, iniciando logo cedo com culto ecumênico e depois a realização de diversas palestras sobre a importância do cajá, ministradas por técnicos da Emater. Houve ainda a corrida de jegue e o concurso da Miss Cajá 2015. Alice Oliveira de Moraes, de 14 anos, da comunidade do Curral Preto, foi a vencedora e disse que estava muito feliz. Em segundo lugar ficou Sara Cíntia de Barros e em terceiro lugar Cleonice Costa Santos. Sete candidatas participaram da disputa.
Foi uma festa bem organizada e os produtores rurais de Curionópolis puderam comemorar mais uma vez a boa colheita do cajá ou taperebá, como alguns preferem chamar o delicioso fruto. (Lima Rodrigues)

Nenhum comentário: