segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Programação marca 10 anos do Mangal das Garças e 399 de Belém

Fotos: Agência Pará
Uma dupla comemoração marcou, na manhã desta segunda-feira (12), os 399 anos de Belém e os 10 anos do Parque Mangal das Garças. Para comemorar a data, uma programação especial foi realizada no Parque Zoobotânico com a participação do governador em exercício, Zequinha Marinho, e do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, além de outras autoridades. Três mudas de pau-brasil foram doadas ao complexo ambiental.
A programação iniciou com a apresentação de um coral infantil de 100 vozes. Em seguida, ao som do Hino Nacional, também entoado pelo coral de crianças, foi plantada a primeira muda de pau-brasil pelo prefeito Zenaldo Coutinho, que foi seguido no mesmo gesto pelo governador do Estado em exercício, Zequinha Marinho, e pela professora Izabela Jatene, acompanhada por cinco crianças e jovens atendidos pela Fundação Pro Paz Ufra. Uma delas, Silvandra Lima, 15 anos, também comemorou nesta segunda-feira o seu aniversário.
Zequinha Marinho destacou o carinho que tem por Belém. “Essa é uma cidade que abraça todo mundo, e que tem um povo ordeiro e hospitaleiro, que faz com que todos se sintam em casa. Não tive o privilégio de nascer em Belém, mas me sinto filho daqui também, por tudo aquilo que essa terra tem dado a essa gente e ao estado. Em 399 anos dá para se contar muita história, e Belém certamente tem muitas, seja por sua rica cultura ou pelos avanços que já consquistou e que engrandecem o Pará”, afirmou.
Sobre o Mangal, o governador em exercício destacou que, apesar de ter apenas dez anos, o parque já tem espaço cativo no coração da cidade. “É um lugar muito agradável e acolhedor, e tem muito de Belém aqui. Por isso, vejo com muito carinho a forma com que o idealizador deste projeto, e também secretário de Cultura do nosso estado, Paulo Chaves, tratou esse empreendimento desde o início. E continua tratando com gestos como esse, de plantar novas árvores, que representam a semeadura de um novo tempo, uma nova cidade”, acrescentou.
Síntese
Paulo Chaves falou sobre o projeto e destacou que o espaço é uma síntese do bioma amazônico. “Aqui você tem a incorporação das terras altas, onde ficam as árvores de grande porte, depois vêm o capoieral, a beira de rio, os lagos e esse simbólico igarapé que serpenteia todo o parque. Por tudo isso, ele é um oásis no coração da cidade e representa, acima de tudo, a possibilidade de se fazer um trabalho permanente de inclusão social. Temos aqui vários programas voltados, sobretudo, para crianças. E criança representa esperança”, ressaltou.
Zenaldo Coutinho também destacou a síntese que o parque representa e reforçou a importância de se preservar bons valores. “É uma bela coincidência que o Mangal está completando seus 10 anos de existência junto com os 399 de Belém. E é melhor ainda que estejamos plantando uma árvore. Isso simboliza a necessidade que temos de valores culturais e éticos, sobretudo, numa cidade grande. E para ser grande, nossa cidade precisa ter grandes valores. Só com isso poderemos preservá-la como uma cidade de paz”, afirmou.
Ainda durante programação, o padre Ronaldo Menezes presidiu uma celebração ecumênica, que foi encerrada com a apresentação das crianças e jovens do grupo de percussão da Fundação Pro Paz. Em comemoração aos 10 anos de funcionamento, durante todo o dia, o parque recebe gratuitamente o público em todos os espaços monitorados, até as 18 horas. O Mangal fica localizado na passagem Roberto Carneiro da Rocha, s/nº, Bairro da Cidade Velha. (Amanda Engelke - Secretaria de Estado de Comunicação)

Nenhum comentário: