quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Prefeitura intensifica ações de combate à hanseníase

Com a proposta de diagnosticar precocemente a hanseníase, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) intensifica ações de combate à doença no período de 26 a 30 de janeiro, semana que é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase. As ações serão realizadas em todas as unidades de saúde do município, inclusive na zona rural, no horário das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
A coordenadora municipal do programa de hanseníase, Michele Ferreira, lembra que em 2014 foram diagnosticados 144 casos, 19 dos quais em crianças, e todos estão se submetendo a tratamento. “Quando identificamos uma criança ou adolescente com hanseníase, é porque tem um caso na casa dela que ainda não foi detectado”, explica a coordenadora. 
Em 2014, a Semsa realizou a campanha de hanseníase nas escolas, atendendo 10.500 crianças, com resultado de 9 casos diagnosticados e um pai que nunca tinha feito o exame. “Essas ações são para identificar novos casos, para que o paciente possa iniciar o tratamento imediatamente. O tratamento é gratuito e pode durar de seis a doze meses”, esclarece Michele Ferreira.
A coordenadora esclarece ainda que hanseníase tem cura e é fácil de detectar e tratar. Porém, quando diagnosticada e tratada tardiamente, pode trazer graves sequelas para os portadores, como lesões físicas. 
A doença é transmitida no contato de pessoa para pessoa. Os primeiros sintomas são manchas brancas e avermelhadas no corpo, dormência e falta de sensibilidade ao calor, frio ou toque. A hanseníase causa deformidade na pele e nos nervos dos braços, mãos, pés, pernas, rosto, orelhas e olhos. O tempo entre o contágio e a manifestação dos sintomas demora em média de dois a cinco anos. (Fonte: Ascom PMP)

Nenhum comentário: