terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Presidente eleito da Câmara promete respeito à oposição e transparência na gestão

Em entrevista exclusiva concedida ao jornalista Waldyr Silva, para o Jornal Semanal, o vereador Ivanaldo Braz Silva Simplício (SDD), presidente eleito da mesa diretora da Câmara Municipal de Parauapebas para o biênio 2015/2016, fala como entrou na política, da CPI da Saúde e da estratégia que pretende aplicar na condução dos trabalhos e no relacionamento com os vereadores que fazem oposição à administração do prefeito Valmir Mariano. Acompanhe a entrevista.
Jornal Semanal: Vereador, nos próximos dois anos o senhor tem uma grande responsabilidade para conduzir os trabalhos do Legislativo. Qual sua estratégia para conciliar oposição e situação?
Ivanaldo Braz: É salutar ter situação e oposição no parlamento. Irei respeitar o posicionamento de cada um. Usarei como estratégia o diálogo para conduzir os trabalhos desta casa com responsabilidade.
JS: O senhor vai assumir a presidência da Casa de Leis num momento em que a imprensa vem denunciando superfaturamento e até suposto desvio de recursos públicos pela gestão atual. Qual seu posicionamento neste sentido?
IB: Até o momento, desconheço qualquer procedimento legal impetrado contra a mesa diretora desta casa. Farei uma administração pautada na transparência e legalidade nos atos praticados por essa nova mesa.
JS: Qual seu ponto de vista com relação aos trabalhos da CPI da Saúde?
IB: A Comissão Parlamentar de Inquérito está levantando dados para subsidiar o relatório final. Respeito o trabalho dos vereadores envolvidos e estou no aguardo deste relatório.
JS: Vereadores que investigam a CPI da Saúde entraram na Justiça com pedido de afastamento do prefeito, sob a alegação de que a administração estaria dificultando a investigação. Como o senhor avalia esta ação?
IB: Avalio improcedente esse pedido. Vejo que o Executivo está contribuindo com o trabalho da comissão, por tanto, desnecessário esse pedido de afastamento.
JS: Como o senhor reage aos comentários da comunidade de que a atual composição da Câmara Municipal é uma das piores de toda história do município, sem apresentação de grandes projetos de interesse da coletividade?
IB: Os vereadores que compõem as comissões relevantes desta casa de leis vêm de outras legislaturas e correspondem a 33% das cadeiras. O que há de registro nos anais desse parlamento mostra que essa legislatura é a que mais apresentou proposição e projetos de leis. O parlamento foi renovado em quase 70%. É natural que a inexperiência e as expectativas de um mandato contribuam para embates mais calorosos e muitas vezes haja exposição no meu ponto de vista desnecessária.
JS: Quais as principais preposições suas aprovadas em plenário este ano em beneficio à população?
IB: Várias indicações, requerimentos e projetos, todas em benefício da população, entre estes a criação do Programa Municipal de Incentivo à Bacia Leiteira de Parauapebas (Promileite) e instalação de “biombos”, “tapumes” ou “estruturas similares” por parte das agências bancárias em todos os caixas eletrônicos existentes em Parauapebas, para proporcionar maior segurança e privacidade aos clientes e usuários dos respectivos terminais de autoatendimento, e outros.
JS: Embora tenha sido eleito presidente com o apoio do prefeito, comenta-se na sociedade que o senhor, no comando do Legislativo, iria trabalhar para eleger como prefeito seu primo José Adelson. Isso procede?
IB: Sinceramente, é uma informação nova para mim. Não consigo enxergar como o cargo de presidente desta casa possa ser decisivo na eleição de um prefeito. O histórico político em 26 anos de Parauapebas nos mostra que o cargo legislativo desgasta muito a imagem do político perante a população.
JS: O Legislativo tem processo na Justiça contra a empresa que construiu o prédio da Câmara e entregou a obra inacabável?
IB: Em relação ao processo de formalização de conclusão da edificação do prédio da Câmara Municipal, pela empresa Premium Engenharia, fomos informados pela procuradoria da casa que foi feito um parecer sobre as irregularidades, ou seja, do não cumprimento em sua totalidade e do objeto previsto em contrato, mas não se sabe se a presidência tomou alguma providência. Pelo menos até a presente data nenhuma informação foi passada à procuradoria.
JS: Fale um pouco como o senhor entrou na política.
IB: Em 1995, quando eu ainda residia na zona rural, tive minha primeira experiência em campanha eleitoral, apoiando um vizinho de terra (Riba do Gelado), que foi eleito e me convidou para trabalhar no seu gabinete. Em 1999, apoiei meu primo Adelson Fernandes e em 2000 ele ficou na 1ª suplência, com 326 votos. Em 2004, Adelson candidatou-se novamente e dessa vez foi eleito o vereador mais votado do sul e sudeste do Pará, com 2.482 votos. Trabalhei com meu primo na Câmara Municipal até 2010, sempre servindo o povo dentro das possibilidades. Assumi a diretoria administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, por um ano, o que me proporcionou conhecimento na administração pública. Pautado nessas experiências e conhecimento das necessidades da nossa cidade por políticas públicas efetivas, senti-me preparado para assumir uma vaga no Legislativo, sendo eleito vereador nas eleições de 2012. Sou consciente que preciso aprender muito, pois o cargo de vereador requer habilidades, atitudes e conhecimentos para atender e entender o anseio da sociedade por ações efetivas do poder público, onde o principal papel é legislar e fiscalizar o erário público.
JS: Deixe uma mensagem de Natal e ano-novo para a população.
IB: Que neste Natal não esqueçamos seu verdadeiro significado, a celebração do nascimento do menino Jesus e seus ensinamentos. Desejamos que todos os seres humanos se confraternizem e compreendam que somente a união pode produzir a paz que tanto queremos e precisamos. Que em 2015 todos nós realizemos nossos sonhos, segundo a vontade de Deus! Feliz Natal e próspero ano-novo, cheio vida, paz e saúde a todos!

Nenhum comentário: