segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Dez anos do CTA comemorados com servidores e usuários em balneário

Fotos: Anderson Souza
Os dez anos de atividades do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em Parauapebas foram comemorados com muita animação e lazer na última sexta-feira (17) no balneário do Joca, zona rural do município, por servidores, usuários e familiares que utilizam os serviços da instituição pública.
Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Divisão de Vigilância em Saúde, o CTA vem ao longo de uma década prestando importante serviço de apoio às pessoas portadoras de HIV/aids, bem como orientando a população com palestras, entrega de panfletos e preservativos a se prevenir para não contrair o vírus da aids.
Para comemorar a data, o coordenador do CTA, psicólogo Alan Miranda, convidou usuários do órgão e suas respectivas famílias para o dia de lazer no balneário do município, como muito churrasco, refrigerante e animação com os servidores.
De acordo com Alan Miranda, a confraternização pelos dez anos do CTA foi bancada graças à colaboração de várias pessoas e empresas que cederam alimentos, bebidas e o ônibus para transportar servidores e usuários, além do balneário, que foi gentilmente cedido pelo proprietário.
Na oportunidade, três usuários (dois adultos e um adolescentes de 17 anos) portadores de HIV falaram de sua satisfação em participar da comemoração dos dez anos da entidade, todos afirmando que estão satisfeitos com os serviços recebidos do CTA, como medicamento, leite para crianças, orientação e palestras de auto-estima.
Os usuários lamentaram que o maior problema enfrentado por eles ainda seja o preconceito da comunidade. “Estudo numa escola pública de Parauapebas, mas se os colegas de aula soubessem que sou portador de HIV acho que se afastariam de mim e talvez eu fosse até obrigado a deixar a escola”, declarou o adolescente.
Presente na confraternização, Marcelo Silva, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, assegurou que nestes dez anos de atividades do CTA a maior preocupação do órgão é com a saúde dos usuários e com a prevenção da população.
Para tanto, continua o diretor, a equipe da repartição pública, que vai do médico ao agente de serviços gerais, é bem preparada para atender com satisfação a todas as pessoas que são acompanhadas pelo órgão e a todos que procuram o CTA. (Waldyr Silva / Ascom PMP)

Nenhum comentário: