terça-feira, 30 de setembro de 2014

Parauapebas contará com micro-ônibus para suprir sistema de transporte coletivo

Fotos: Irisvelton Silva

Um dos maiores anseios da população de Parauapebas começou a ser atendido com a entrega de 17 unidades da nova frota de micro-ônibus que vai atuar no transporte coletivo urbano da cidade. Os mais de 20 anos de precariedade serão deixados para trás, com a chegada dos novos veículos dotados de acessibilidade, climatização e todo o conforto merecido pelos usuários desse serviço público.
Os novos ônibus foram apresentados pela Central de Cooperativa de Vans na manhã desta segunda-feira (29), em uma cerimônia que contou com a presença do prefeito Valmir Mariano e demais autoridades. “Parauapebas vai ser referência no país. Primeiro, porque toda a frota contará com a acessibilidade e, segundo, por conta do serviço ser operado por uma cooperativa com mais de 300 cooperados, o que vai gerar benefícios para a economia da cidade”, declarou o prefeito durante seu discurso.
De acordo com a direção da Central, na próxima segunda-feira (6) os novos ônibus entrarão na rota e até o final de outubro pelo menos 60 veículos estarão rodando na cidade, cujos condutores passam por capacitação e treinamento.
Segundo o titular da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), Hipólito Gomes, a qualidade na prestação desse serviço para a população é uma das condicionantes para a permanência da cooperativa na operação do transporte coletivo municipal.
Hipólito Gomes destacou também que já foi contratada uma consultoria para realizar estudos das rotas em parceria com equipes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT). Informou também que foi montado um comitê gestor, com integrantes do governo municipal e da Central, para fazer o acompanhamento de todos os processos que vão mudar o transporte público em Parauapebas.
O modelo de gestão da cooperativa também vai mudar, o que pode implicar diretamente na redução de problemas quanto à condução dos veículos. “Os ganhos dos cooperados passarão a ser global e não mais em cima da produção de cada um, eliminando a competitividade que havia entre os condutores”, revelou o titular da Semsi.
Após a cerimônia, os 17 ônibus percorreram as principais avenidas da cidade, ação que oportunizou à população prestigiar os novos modelos de veículos para transporte coletivo. “Até que enfim esse problema das vans está sendo resolvido. A gente não aguentava mais. Estou muito feliz e satisfeita”, destacou a autônoma Terezinha Gomes Ferreira, que reside no Bairro Cidade Nova e assistiu à passagem dos micro-ônibus. (Karine Gomes/Ascom PMP)

Nenhum comentário: