sábado, 6 de setembro de 2014

Aniversário de academia de letras será comemorado em Marabá com extensa programação

O sexto aniversário de fundação da Academia de Letras do Sul e Sudeste Paraense, com sede em Marabá, será comemorado na próxima sexta-feira (12) com sessão solene, lançamento da 1ª Antologia Literária e posse de novos membros efetivos, beneméritos e correspondentes.
A entidade literária tem como atual presidente o escritor Eduardo Castro e como secretário geral o divulgador científico Noé von Atzingen, presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá, onde vai ocorrer o evento, a partir das 19 horas.
Serão empossados como membros efetivos da entidade João Neves (São João do Araguaia), na cadeira nº 21, que tem como patrono José Bonifácio de Andrada e Silva; Joelthon Ribeiro (Marabá), na cadeira nº 22, que tem como patrono Carlos Drummond de Andrade; e Creusa Salame (Marabá), na cadeira nº 20, do patrono Ariano Suassuna.
Como membros correspondentes, tomarão posse Aldenor Bandeira (Tocantinópolis-TO), Antônio Oliveira (Palmas-TO), Gerald Macedo (Xinguara-PA), Odir Rocha (Palmas-TO) e Zacarias Martins (Gurupi-TO).

Na ocasião, a Academia de Letras entregará o título de membro benemérito a Hipólito Reis, de Parauapebas, que vem contribuindo para que a instituição possa tocar suas atividades e ações de fomento à leitura. Hipólito Reis é filho do saudoso Pedro Cláudio Reis, que era conhecido por "PC" e membro da entidade. 
Consta ainda da programação de aniversário o lançamento de livros de autoria de membros da academia, como Eduardo Castro, com a obra “Amém”; Terezinha Guimarães, com “Mulheres trabalho, razão e sentimentos”; Airton Souza, “Pó é mar e infância retorcida”; Rosa Peres, “Pelo vitrô”; Reunivan Tocantins, “Páginas soltas”; Ismael Borba, “Muito além do horizonte azul”; Edimilson Rodrigues, “O lago”; João Neves, “Famílias tradicionais de São João do Araguaia”; e Joelthon Ribeiro, com o livro “Sinestesia”.
Membros correspondentes da academia vão também lançar obras inéditas, como Antonio Oliveira, “Eu Cecília e uma cadelinha chamada Mirna”; Zacarias Martins, “Anuário dos poetas de Gurupi”; e Gerald Macedo, “Raízes de Xinguara”.
Lançam livros também no evento outros autores locais e regionais: Cezamar Oliveira, “Alfredinho rapidinho e Dafne e os bichos papões”; Fátima Alveira, “Universo poético”; Adão Almeida, “Literatura de cordel”; e Nilva Burjack, com “Contos da vovó”.

Nenhum comentário: