sábado, 12 de abril de 2014

Município de Curionópolis realiza III Festa do Cajá neste sábado

Tem início na manhã deste sábado (12), e encerra no final do dia, na zona rural do município de Curionópolis, a terceira edição da tradicional Festa do Cajá. O evento acontece na comunidade de Curral Velho, no km 14 da estrada de acesso à vila de Serra Pelada.
Programação
A programação da III Festa do Cajá consta de acolhida das pessoas presentes, com café da manhã; culto ecumênico, cavalgada, composição da mesa, palestras sobre a cultura do cajá (ou taperebá, como é conhecido no Pará), almoço, gincana cultural, decisão de torneio de futebol, premiações pela escolha do maior catador de cajá, melhor barraca e demais competições; desfile e escolha da miss cajá e encerramento com bingo beneficente.
O município de Curionópolis é considerado hoje como um dos maiores produtores de cajá do Brasil. Só neste ano já foram produzidas mais de 70 toneladas da fruta, o que mostra a importância do extrativismo vegetal na região, uma atividade que vem substituindo o extrativismo mineral, principalmente devido ao fim da exploração manual do garimpo de ouro de Serra Pelada.

Nenhum comentário: