segunda-feira, 24 de março de 2014

Formadores de Opinião (4)

Waldyr Silva
As atividades desta semana do movimento Formadores de Opinião (FO) registraram vários debates envolvendo os temas concurso público, transporte público de passageiros, ruas esburacadas, manifestação de populares e outros.
Na discussão sobre concurso público, um dos membros do FO chegou a afirmar que é contra a realização de provas para escolha de servidor público, quando foi alertado que ser contra concurso público para seleção de pessoal qualificado é o mesmo que ir de encontro às leis do país.
Um dos membros do movimento revelou que dos 9.700 servidores que a Prefeitura de Parauapebas tem atualmente em seus quadros, apenas 2.300 são servidores concursados.
No tema transporte público de passageiros, as discussões com relação à implantação do serviço táxi lotação dividiram os integrantes do grupo. Para uns, autorizar o serviço na cidade é contribuir ainda mais com o caos no transporte público, somando-se ao já provocado pelas vans.
Por outro lado, os que defendem táxi lotação afirmam que os usuários já não suportam mais os serviços oferecidos pelas cooperativas de vans, e por isso apostam na nova modalidade de transporte de passageiros.
Como contribuição de melhoria para o serviço de transporte público, alguns sugeriram a transformação das instalações do mercado municipal do Bairro Verde num terminal de integração, mas outros justificaram que este sistema é coisa do passado, sugerindo vale eletrônico, que possibilita o usuário a pegar várias linhas com pagamento de apenas uma passagem.
Enquanto o debate esquentava, foi dito que, antes de se pensar em implantar táxi lotação e terminal de integração, é preciso primeiro organizar o transporte coletivo, tirando as vans das ruas e colocando micro-ônibus, com corredores de tráfego bem definidos.
No decorrer da semana, os membros do grupo participaram do tradicional futebol de todas as quintas-feiras no clube da Portal Vidros, de um culto ecumênico em ação de graças na residência do casal JB/Karine, de mapeamento de buracos na pista em algumas rotas de van e de palestras do Saaep sobre o Dia Mundial da Água, na Câmara Municipal de Parauapebas.
No mapeamento de buracos de rua, cujo resultado será entregue ao secretário municipal de Obras, a equipe percorreu os bairros Liberdade, União, Cidade Nova, Primavera, Rio Verde, Da Paz, Guanabara, Bela Vista, Caetanópolis e demais bairros localizados ao logo da VS 10.
Para identificar os pontos críticos das ruas da cidade, a equipe utilizou o aplicativo Minhas Trilhas, do Google, para georreferenciar as áreas visitadas. Neste serviço, foram percorridos 40 quilômetros, identificadas 136 áreas com buracos e tiradas 220 fotos.
A reunião do grupo com o procurador geral do município, advogado Marcones José Santos da Silva, marcada para quinta-feira (20), foi suspensa. Na justificativa do procurador, ele alegou que estava muito envolvido na negociação com os manifestantes que estavam acampados na frente do prédio da prefeitura.
Para a próxima quinta-feira (27), o grupo agendou reunião com o presidente da Câmara Municipal, vereador Josineto Feitosa.
Por hoje é só. Até a próxima segunda-feira.

Nenhum comentário: