segunda-feira, 3 de março de 2014

Coluna Formadores de Opinião (03-03)

Waldyr Silva
A partir desta semana, esta coluna vai abordar os principais temas debatidos pelos membros do grupo Formadores de Opinião, criado no final do mês de novembro último com o objetivo de contribuir com as autoridades no que diz respeito à administração de Parauapebas.
O grupo, que se comunica por meio da ferramenta WhatsApp, via celular, é formado por jornalistas, comunicadores, empresários, políticos, sindicalistas, servidores públicos, gestores municipais, desportistas e outros.
Entre os membros do Formadores de Opinião, que congrega um limite de até 50 pessoas, estão Frank James (coordenador do grupo), Genésio Filho, Bariloche Silva, Rodolfo Ramos, Waldyr Silva, Felipe Borges, João Batista, Francisco Falcão, Janderson Rodrigues, José Anchieta, Raimundo Santos, Amparo Borges, Gesmar Costa, Eliene Soares, Kelves Rainery, Alex Fontenele, Carlos Refribom, Francimar Túlio, Anne Costa, Elvis Silva e Pedro Alcântara.
Fazem parte do grupo ainda Demerval Moreno, Vinícios Nogueira, Elson Brito, Cleo Lopes, Francinete Cruz, Laércio de Castro, Hipólito Gomes, Josineto Feitosa, Marcelo Catalão, Josean Chocolate, Ozeas Fernandes, Saulo Kretli, Robervaldo Vieira, Carlos Campos, Zacarias Marques, Ronaldo Modesto, Charles Borges, Danilo Vieira, Manuel Júnior, Pablo Silva e Carlos Alessander. Se faltou algum nome, insiro na próxima semana.
Como se percebe, integram-se ao grupo algumas pessoas ligadas a partido político, mas os integrantes não debatem políticas partidárias deste ou daquele eventual candidato.
Nestes cerca de 100 dias de composição do grupo, os integrantes vêm debatendo com autoridades assuntos relacionados com o IML (Instituto de Medicina Legal), Rede Celpa, segurança pública, mineradora Vale, DMTT (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte), urbanismo, entre outros.
A maioria dos debates é feita entre os membros do grupo via celular, numa espécie de teleconferência, onde todos participam simultaneamente com reclamações e sugestões relativas ao assunto discutido. As reuniões presenciais ocorrem uma vez por semana.
Representantes do grupo já se reuniram no Fórum de Justiça com o juiz Líbio Araujo Moura, titular da 3ª Vara Penal de Parauapebas, para tomar conhecimento sobre a superlotação de presos de justiça na carceragem municipal do Bairro Rio Verde, quando foram informados que o excesso de detentos vem gradativamente sendo transferido para presídios em Marabá e Belém.
O grupo reuniu-se também no quartel da Polícia Militar com o subcomandante daquela corporação, major Modesto; delegado Rodrigo Paggi, diretor da 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil em Parauapebas; e representantes do Corpo de Bombeiros, Detran, DMTT, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, Secretaria Municipal de Segurança Institucional, Defesa do Cidadão, e da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura, no intuito de colaborar nas ações desenvolvidas pelos órgãos de segurança pública.
Com resultado deste encontro, no dia seguinte as polícias Civil e Militar deslancharam uma blitz na cidade, com apoio do DMTT, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Ascom da PMP, entre outros órgãos, para combater a criminalidade.
Após esse encontro com autoridades, o grupo Formadores de Opinião sensibilizou as direções da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Parauapebas (Acip) e do Sindicato dos Produtores Rurais (Siproduz) a encaminhar ofício ao secretário de estado de Segurança Pública solicitando a permanência do atual comandante do 23º BPM, ten-cel. Mauro Sérgio, que estava previsto a ser transferido para Marabá.
O grupo já foi recebido também pelos titulares das secretarias municipais de Segurança Institucional, Defesa do Cidadão (Semsi), Hipólito Gomes, e de Urbanismo (Semurb), Augusto Neto, em datas e locais diferentes, a quem fez várias sugestões de melhorias na execução dos serviços prestados à sociedade.
Na próxima semana, informações sobre outras atividades do grupo, inclusive as de futebol e de lazer.

Nenhum comentário: