segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Curta Carajás 2013: 5ª edição do festival de cinema de Parauapebas

Começa a maratona cinematográfica CurtaCarajás, 5º Festival de Cinema de Parauapebas, que traz mais uma vez para a região um panorama recente da produção cinematográfica brasileira. Em sua 5ª edição, o festival homenageia o diretor Victor Lopes, que irá apresentar o documentário “Serra Pelada: a lenda da montanha de ouro”, que abre o festival nesta segunda (9), às 19h30, no prédio onde funcionou a Câmara Municipal de Parauapebas.
A mostra competitiva vai exibir dezenas de curtas que serão julgados por um júri técnico e por voto popular. Segundo o organizador do festival, Ivan Oliveira, o CurtaCarajás é um importante espaço de discussão e difusão do cinema nacional e regional, e vem a cada ano fomentado e estimulando realizadores locais, através das oficinas de formação e acesso aos filmes.
“O festival é hoje um dos mais importantes do Estado do Pará, e vem se consolidando como uma nova janela de difusão do cinema brasileiro na região Norte. Nestes 5 anos, podemos comprovar que o festival já faz parte do calendário cultural de Parauapebas e da região de Carajás, o que dá uma visibilidade não apenas como local de produção mineral, mas também de produção da diversidade cultural brasileira através do cinema. A cidade só tende a ganhar cada vez mais, e é preciso que se perceba isso como forma econômica e criativa para nossa região, que é muito mais que minério”, ressalta Ivan Oliveira.
O festival é uma realização do Labirinto Cinema Clube, coletivo audiovisual da Associação Aliança Carajás de Cultura, Esporte e Tecnologia, com apoio de seus patrocinadores e parceiros. A edição de 2013 é toda realizada com incentivos da iniciativa privada e não possui recursos públicos para sua execução.
Premiações
Prêmio CurtaCarajás - Melhor Curta - Júri Técnico
Prêmio Gavião Real - Melhor Curta Documentário
Prêmio Xikrin - Melhor Curta Ficção
Prêmio Ipê - Melhor Curta - Júri Popular
Prêmio Amazônia Anime - Melhor Curta Animação
Mais informações no site do festival www.curtacarajas.com
Realização: Labirinto Cinema Clube – ACCET
Patrocínio: Vale
Parceiros: HD Produções, Adriax Filmes, Paracine, Studio Bang, Casa das Artes e RBA TV
Serviço
Dias: 9 a 14 de dezembro de 2013
Local: Antiga Câmara Municipal de Parauapebas
Informações à imprensa: Fernanda Rossoni – Assessoria de Imprensa / Curta Carajás / Tel: 94 8135-6097 / imprensa@curtacarajas.com.br

Nenhum comentário: