quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Prefeito Valmir Mariano recebe campeões mundiais de caratê

Anderson Souza
Os 12 atletas de Parauapebas que representaram o Estado do Pará e o Brasil no Campeonato Mundial de Karatê, realizado na Itália, foram recebidos na tarde desta quinta-feira (17) pelo prefeito Valmir Mariano. O grupo conquistou na competição treze medalhas, sendo quatro de ouro.
Ao receber os caratecas em seu gabinete, o prefeito parabenizou a todos pelo empenho e dedicação e reforçou a importância deles se manterem bem na escola. “Quero que vocês conquistem medalhas de ouro, prata e bronze também na escola, pois no esporte vocês já são campeões”, encorajou Valmir Mariano.
Das crianças e adolescentes que integraram a delegação, três participam do Centro de Referência da Criança e do Adolescente (Criar), desenvolvido pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Nesse projeto são ofertadas onze oficinas, sendo o caratê uma das que se destacam.
Tâmara Vaz Jardim, 9 anos de idade, aluna do Criar, é faixa laranja e foi uma das que conquistaram medalha de ouro. “Já passei por vários campeonatos no Brasil e esta foi a primeira vez que fui para o exterior. Fiquei muito feliz. Enfrentei três adversárias, fui lutando, até conseguir”, comemora a pequena atleta.
“Nos anos anteriores, os alunos alcançaram índices necessários e foram convocados pela Confederação de Karatê. Porém, não conseguiram recursos para participar do campeonato mundial. Graças à parceria com o Conselho da Criança e do Adolescente (Comdcap), agora o sonho se realizou”, afirma Denilson Marques, coordenador do Criar.
“Muitas crianças e adolescentes que atendemos vivem em situação de vulnerabilidade social. Temos depoimentos de pais que relatam a mudança no comportamento dos filhos, a partir do envolvimento com o esporte”, destaca Leudicy Leão, secretária municipal de Assistência Social.
Além das crianças do Criar, associações de caratê de Parauapebas também enviaram atletas para a competição. De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Marcel Nogueira, todas as instituições filantrópicas que ofertam gratuitamente modalidades esportivas para crianças recebem apoio do governo municipal.
“Ficamos muito felizes em ver esses resultados. Está valendo a pena investir”, destaca Marcel. Uma dessas associações atende mais de 200 crianças só com o caratê. Assim como o projeto Criar, todas elas cobram dos alunos bom desempenho na escola e comportamento exemplar em casa como condição para participarem das competições. (Karine Gomes/Ascom PMP)

Nenhum comentário: