segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Cresce oferta de celular 4G, mas rede e preço ainda são desafios

A oferta de modelos de smartphones com internet móvel de quarta geração (4G) mais que dobrou nos últimos seis meses no Brasil, mas o preço alto e a rede ainda limitada permanecem como desafios para ampliar a base de usuários dessa tecnologia.
Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número de modelos 4G homologados pela agência passou de 11 em abril, quando foi iniciada a oferta no país, para 31 no início de outubro.
Do total de aparelhos homologados, oito são da Samsung Electronics, dois da Motorola, cinco da Nokia, seis da LG, quatro da BlackBerry e quatro da Sony Mobile. A Apple, que até então não tinha iPhones adaptados à frequência de 2,5 gigahertz (GHz) adotada no Brasil, teve dois modelos homologados em outubro.
As operadoras Claro e Vivo pretendem lançar até o fim do ano mais 14 modelos de smartphones com a tecnologia 4G, informaram as operadoras à Reuters.
Em abril, a Claro tinha quatro smartphones 4G em seu portfólio, número que hoje está em 17. Até o fim do ano, mais sete modelos devem ser lançados, informou a empresa.
Já a Vivo comercializa 12 modelos de smartphones com conexão 4G, e também pretende lançar nos próximos meses sete novos modelos.
Apesar do aumento da oferta, o número de usuários da tecnologia 4G continua baixo em comparação com o total de usuários de internet móvel no país. Segundo dados da Anatel de agosto, a banda larga móvel totalizava 85,31 milhões de acessos, dos quais apenas 398,62 mil vinham de terminais 4G.
Um dos principais desafios para a ampliação da base de clientes ainda é o elevado preço dos smartphones adaptados à tecnologia, disse o analista de mercado do IDC, Leonardo Munin, ressalvando que o cenário está mudando gradualmente.
"Os produtos que têm essa disponibilidade são caros, mas a diminuição do preço está começando a acontecer", disse Munin, lembrando que há seis meses não havia aparelhos 4G disponíveis no mercado por cerca de mil reais, como é o caso hoje do Nokia Lumia M.
Os preços variam, dependendo do plano do cliente, mas no pré-pago da Claro, por exemplo, celulares 4G como o Moto X chegam a custar 2,399 mil reais. Entre os celulares inteligentes com tecnologia 3G, a oferta de smartphones mais baratos é maior, com modelos disponíveis por 599 reais, como o Samsung Galaxy Trend. A Vivo não informou o preço de seus smartphones 4G.
A operadora TIM espera fechar o ano com 13 modelos compatíveis com a tecnologia 4G, sendo que atualmente a empresa tem sete modelos no portfólio, informou a operadora. Já a Oi oferece atualmente 11 modelos e espera chegar ao fim do ano com mais seis. (Portal do Consumidor)

Nenhum comentário: