terça-feira, 17 de setembro de 2013

Vacina contra catapora estará disponível a partir de outubro

A Secretaria de Saúde do município do Rio de Janeiro começa a oferecer no dia 1º de outubro, em todas as unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), a vacina que protege contra a varicela (catapora).
O imunizante estará incluído na vacina tetra viral, que também protegerá contra sarampo, caxumba e rubéola, e será destinado exclusivamente às crianças de 15 meses de idade que já tenham recebido a primeira dose da tríplice viral (sarampo-caxumba-rubéola).
A varicela é uma doença infecciosa comum na infância e que provoca erupções cutâneas (bolhas e feridas) por todo o corpo, podendo ser acompanhada de febre moderada e outros sintomas leves. É altamente contagiosa, sendo transmitida por contato direto com a secreção das lesões ou por gotículas de espirro ou tosse. A maioria dos pacientes se recupera em algumas semanas, sem consequências mais sérias, mas alguns casos podem evoluir com complicações que levem à hospitalização.
Com a inclusão do novo imunizante no Calendário Básico de Vacinação da Criança, a estimativa é de uma redução de 80% das internações em decorrência das complicações da catapora. A vacina tetra viral é segura, tem 97% de eficácia e raramente causa reações alérgicas.
No município do Rio de Janeiro, com a oferta da vacina para crianças de 15 meses de idade, é estimada a aplicação de mais de 7 mil doses da tetra viral por mês. Para iniciar a vacinação, a Secretaria de Saúde disponibilizará 17 mil doses para os meses de outubro e novembro. (Fonte: Agência Rio)

Nenhum comentário: