segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Rainha do Qatar visita Parauapebas nesta terça-feira


A rainha do Qatar, sheikha Mozah Bint Nasser Al-Misned, 53 anos, estará em Parauapebas nesta terça-feira (17) para visitar a aldeia indígena Djudjêko, localizada na Floresta Nacional de Carajás.
O prefeito Valmir Mariano, ao lado do governador Simão Jatene, fará parte da comissão que irá recepcionar Mozah Bint no aeroporto de Carajás e acompanhará a rainha até a aldeia indígena.
Quem é a rainha
A sheikha Mozah Bint é a segunda das três esposas do emir do Qatar, o sheikh Hamad Bin Khalifa Al Thani. Mozah Bint casou-se com o sheikh em 1977, quando ela tinha apenas 18 anos de idade. Ela é a única das esposas que sai em público com o rei e já recebeu até demonstração de afeto em público. É formada em sociologia e conhecida pelo seu engajamento social, além de relações públicas do Qatar Foundation para a Educação, Ciência e Desenvolvimento Social e embaixadora especial da Unesco para educação.
O título de sheikha nunca tinha sido usado, até então. A palavra sheikh em árabe não tem tradução, mas é um título dado a homens com grande notoriedade. Todo líder muçulmano é sheikh, assim como seu marido, que é emir do Qatar desde 1995.
Mozah Bint está envolvida em diversos projetos sociais e políticos no seu país. O casal quer fazer do Qatar um epicentro do conhecimento islâmico. Os dois fundaram a TV Al-Jazeera – o primeiro canal de notícias 24 horas por dia – aquela que recebeu os vídeos do Bind Laden como prova da sua existência. Criaram uma enorme filial de faculdades americanas, o Education City, e também um Museu de Arte Islâmica idealizado pelo chinês Ming Pei (o mesmo da pirâmide do Louvre) pelo valor de U$ 300 milhões, e agora estão fazendo o Museu Nacional do Qatar, em parceria com a Tribeca Enterprises, de Robert Niro.
O Qatar não tem somente uma mulher linda e elegante, mas inteligente e engajada em causas sociais com foco na educação do seu povo.
Além de ter um rosto perfeito, a sheikha, que comprou a Harrods por US$ 2,1 bilhões, chama a atenção pelos turbantes, os vestidos longos e pelos acessórios. Aos 53 anos, mãe de 7 filhos e sem nenhum pingo de barriga, Mozah Bint é considerada uma das mais elegantes monarcas do planeta.
Em 2010, ela esteve no Brasil para visitar ONGs, deixando grandes doações, inclusive para o Criança Esperança, e comeu arroz com feijão em restaurante popular. Uma rainha bonita, bondosa, humilde e com um lado fashionista.
Qatar é o país que vai sediar a Copa do Mundo em 2022. Na vitória inédita de um país do Oriente Médio para sediar a copa, o que chamou a atenção foi a brilhante performance de uma mulher: a sheikha Mozah com os inúmeros diamantes, que lembravam folhas estilizadas sobre o vestido bordô na cor da bandeira do Qatar, mandou um recado ao mundo, de forma sutil, de que o Qatar, embora seja um país muçulmano com normas rígidas, respeita suas mulheres. (Fonte: Meu Amor Paquistanês)

Nenhum comentário: