sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Fiscais de posturas e de trânsito retornam à Feira do Produtor

Anderson Souza
Depois de nove dias em que estiveram nos arredores da Ferira do Produtor, no Bairro Cidade Nova, Parauapebas, organizando o tráfego de veículos e possibilitando acessibilidade para os usuários que visitam aquele local, agentes de trânsito e fiscais de tributos e de posturas lotados nas secretarias de Fazenda (Sefaz) e de Serviços Urbanos (Semurb); Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT); Departamento de Arrecadação Municipal (DAM); e Detran, com apoio da Polícia Militar, retornaram ao local na manhã desta sexta-feira (30), quando foram feitas várias notificações e autuações em situações consideradas irregulares.
Durante a operação, os agentes e fiscais organizaram o tráfego, orientaram comerciantes, notificaram algumas irregularidades e determinaram a retirada de veículos e de barracas que estavam obstruindo a passagem de pedestres.
Os fiscais de trânsito e de posturas identificaram muitos casos semelhantes à operação realizada no dia 21, como expositores de frutas colocados em parte da pista de rolamento, veículos estacionados ao longo do trecho da Rua E à Rua A, entre outras irregularidades.
Nesse mesmo trecho, os agentes detectaram caminhões estacionados e descarregando frutas e legumes como melancia, laranja, abacaxi, abóbora e cebola, com placas de Marabá (PA), Capitão Poço (PA), Petrolina (PE), Patrocínio (MG) e de Parauapebas.
Os agentes de trânsito do Detran e do DMTT aproveitaram o momento para averiguar documentação de alguns motoristas e dos respectivos veículos que circulavam pelo local, chegando a apreender e encaminhar para o pátio do Detran motos e até van que opera o transporte público de passageiros na cidade, por transitar com veículo, documentação e acessório obrigatório irregular.
Os representantes dos órgãos de fiscalização garantem que as blitze vão continuar esporadicamente sendo executadas em pontos estratégicos de Parauapebas, com o objetivo de fazer com que o tráfego de veículos e de pessoas flua sem obstáculos para nenhuma das partes, proporcionando trânsito seguro e sem acidentes, além de fiscalizar se os produtos oriundos de outros municípios são acompanhados de suas respectivas guias de transporte ou nota fiscal.
Ao presenciar a ação dos agentes de fiscalização nos arredores da feira, a dona de casa Francilene Souza disse para a reportagem que a ação é necessária, “porque muitas vezes eu venho aqui na feira e não tenho nem como circular direito, por causa de tanta banca colocada nos passeios”.
Muitos comerciantes e feirantes abordados pelos fiscais de trânsito e de posturas também concordaram com as orientações e prometeram não colocar mais mercadorias e veículos no meio da rua e nas calçadas.
Agentes do DMTT e do Detran chegaram num consenso de haver a necessidade de se colocar placas no trecho da Rua E à Rua A proibindo descarga de mercadoria no horário diurno e liberando no período noturno, quando há menor tráfego de veículos no local. (Waldyr Silva/Ascom PMP)

Nenhum comentário: