segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Conferencistas de Assistência Social elegem doze delegados

Realizada no último final de semana (sexta-feira e sábado), a IX Conferência Municipal de Assistência Social de Parauapebas elegeu doze delegados (seis da sociedade civil e seis da esfera governamental, com respectivos suplentes) para representar o município na Conferência Estadual de Assistência Social, a ser realizada no próximo mês, em Belém.
Após debates e discussões por eixos específicos, foram criadas e aprovadas pelos conferencistas 40 propostas que serão levadas a Belém, como a destinação de no mínimo 6% do orçamento geral do município para a política de assistência social; implantação de mais um Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) na cidade; realização de concurso público específico para a assistência social para atender a demanda do município, entre outras.
Para Leudicy Leão, secretária municipal de Assistência Social, a ampla adesão de ongs, usuários referenciados do Suas (Sistema Único de Assistência Social), professores e membros do Judiciário, além do engajamento de representantes do Comasp (Conselho Municipal de Assistência Social de Parauapebas), demonstrou a importância que o tema tem para a população.
No final da conferência, a titular da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social) fez uma avaliação positiva do evento, afirmando que a IX Conferência Municipal de Assistência Social proporcionou um trabalho bastante proveitoso. “Os novos delegados levarão todas as demandas e perspectivas de Parauapebas para a conferência estadual e para a nacional”, afirmou a secretária Leudicy, aproveitando para convidar os presentes para o evento de divulgação do Conselho da Pessoa com Deficiência, que acontecerá no dia 23 de agosto.
Por sua vez, Josenilson Gomes, adjunto da Semas e diretor do Suas, disse esperar que, com mais financiamento das esferas estadual e federal, Parauapebas possa aprimorar e criar novos mecanismos de apoio às pessoas em vulnerabilidade social, como é o caso do Centro Pop, criado nesta gestão, voltado ao atendimento de moradores de rua e com problemas de alcoolismo.
Irenilde Barata, vice-presidente do Comasp, agradeceu a participação dos presentes e dos organizadores, em especial Leudicy Leão, que não mediu esforços para a realização da conferência. “Estou bastante satisfeita com os resultados obtidos na IX Conferência Municipal de Assistência Social e espero que os objetivos traçados sejam atendidos”, declarou.
Na opinião de Gildete Prates, da ong Bom Samaritano, o empenho dos presentes em avaliar o serviço social em Parauapebas foi decisivo. “A sociedade civil e o governo municipal desenvolveram um trabalho muito bem feito, positivo e participativo. Tenho certeza que colheremos bons frutos e com isso poderemos aprimorar, ainda mais, o serviço prestado aos usuários do Suas”, almejou a representante da ong.
Presenças
Durante os dois dias de conferência, foi grande a presença de usuários e trabalhadores do Suas, secretários municipais e populares em geral, totalmente engajados no tema.
No primeiro dia, o auditório lotado participou da leitura e aprovação do regimento interno da conferência magna, que norteou o segundo e último dia de trabalho dos conferencistas.
Segundo Suely Guilherme, coordenadora da Proteção Social Básica do município, o primeiro dia de conferência foi também de grande valia, pois, além dos esclarecimentos de dúvidas dos presentes, houve o levantamento de muitas propostas que contribuíram para os grupos de trabalho de sábado (3), último dia de evento. “Com esse amplo debate, acreditamos no enriquecimento e aprimoramento das políticas do Suas”, afirmou Suely Guilherme. (Camila Ishibashi/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: