terça-feira, 23 de julho de 2013

Vale solicita reunião com diretoria do Comefc

Após 86 dias do lançamento do Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão (Comefc), a diretoria da Vale S.A resolveu iniciar diálogos com o consórcio. Através do diretor de Logística, Zenaldo Oliveira, a empresa solicitou uma reunião, que foi realizada nesta segunda-feira (22), no escritório jurídico do Comefc.
O motivo da reunião foi obter maiores informações acerca das reivindicações do consórcio. Além de Zenaldo Oliveira, estiveram presentes na reunião Marcelo Bastos, assessor jurídico da Vale; Leoncio Lima, diretor administrativo do Consórcio; e Abdon Marinho, assessor jurídico do Comefc.
Durante a reunião, foram esclarecidas as propostas técnicas do Consórcio. Como ação concreta, foi agendada para o próximo dia 31 uma nova reunião para que a mineradora apresente sua contraproposta. O objetivo do Consórcio é agendar uma reunião com o presidente da Vale, Murilo Ferreira, juntamente com os 23 prefeitos consorciados.
O Consórcio luta para que a empresa inicie os pagamentos sociais e ambientais causados pela ação da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão. Em 30 anos, a empresa nunca compensou os municípios que estão nas piores colocações no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
As metas são recolhimento de tributos municipais, pagamentos de compensações socioeconômicas e ambientais; contribuição para o Fundo de Desenvolvimento Municipal (FDM), a ser criado em todos os municípios consorciados.
O Comefc segue com sua agenda de audiências públicas, e estará na manhã da próxima sexta-feira (26) no município de Monção. No mesmo dia, será a vez da cidade de Bom Jardim sediar mais uma audiência do consórcio. (Nathalia Virginia, assessora de Imprensa do Comefc, www.comefc.com.br)

Nenhum comentário: