terça-feira, 11 de junho de 2013

Semsa apresenta balanço das ações executadas no primeiro trimestre

O secretário municipal de Saúde, médico Rômulo Pereira Maia, apresenta abaixo uma espécie de balanço das atividades executadas pela pasta nos primeiros três meses de gestão do prefeito Valmir Queiroz Mariano.
Segundo o relatório, o atual governo ampliou de três para cinco médicos para atuar no pronto-socorro do hospital municipal. Com a implantação desse serviço, só o setor de urgência e emergência realizou 12.014 procedimentos no mês de janeiro, 12.956 em fevereiro e 14.322 no mês de março.
Ainda dentro do primeiro trimestre deste ano, foram realizadas 10.309 coletas laboratoriais no mês de janeiro, 8.878 em fevereiro e 8.361 em março; 52 exames de eletrocardiograma em janeiro, 29 em fevereiro e 34 no mês de março; 2.029 de raio x em janeiro, 2.342 no mês de fevereiro e 3.383 em março; 100 testes de orelhinha no mês de janeiro, 132 em fevereiro e 188 em março; 1.032 ultra-sonografias em janeiro, 1.042 em fevereiro e 1.285 no mês de março.
Além disso, continua o balanço, foram feitas 6.012 consultas especializadas, como cardiologia (371), cirurgia geral (5), endocrinologia (113), gastro (204), mastologia (180), nefrologia (117), neurologia (1.257), ortopedia (1.409), otorrino (137), pneumologia (243) e urologia (462), e ainda 1.165 consultas especializadas e 139 exames por meio do TFD (tratamento fora de domicílio).
O trimestre registrou também 162 partos normais e 39 cesarianos em janeiro, 140 e 88 em fevereiro e 196 e 92 no mês de março; 35 curetagens em janeiro, 23 em fevereiro e 42 em março; quatro outras cirurgias em janeiro, seis em fevereiro e sete no mês de março.
Houve procedimentos também de internação nas áreas de clínica médica (89, 67 e 69), clínica pediátrica (46, 54 e 50) e psiquiátrica (um, um e dois).
Mas, segundo o secretário, o serviço executado pela Semsa no primeiro trimestres deste ano não se resume apenas ao apresentado acima. Foram feitos também atendimentos nas áreas de administração, recursos humanos, patrimônio, compras, vigilância à saúde, sanitária, ambiental e epidemiológica; campanhas de vacinação, atenção básica, saúde do trabalhador, controle de hanseníase de HIV/aids e DSTs; entre tantos outros.
Situação encontrada
Rômulo Maia conta que quando ele assumiu a pasta, em janeiro deste ano, a equipe de planejamento da Semsa identificou a falta de diversos medicamentos nas farmácias do hospital municipal e nos postos e centros de saúde para distribuição à comunidade, entre estes alguns de extrema necessidade.
“De imediato, procuramos abastecer o almoxarifado de toda medicação para atender à demanda da população, valorizando a questão do preço, a qualidade e a necessidade dos medicamentos, de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde”, explica o secretário.
Ele admite que, por causa da burocracia do serviço público, nos casos de licitações de preços, alguns remédios chegaram a faltar no almoxarifado por alguns dias, mas a situação já está se normalizando aos poucos, com cerca de 80% de abastecimento. “Nesta sexta-feira (14), vamos fazer um pregão para aquisição do restante da medicação necessária para todo este ano e mais 30% da demanda de 2014”, revela.
Reforma e ampliação
De acordo ainda com o secretário de Saúde, a partir do mês de julho próximo a prefeitura estará executando serviços de reforma e ampliação de 17 postos e centros de saúde da zona urbana e rural do município, proporcionando mais comodidade tanto para os servidores como para os usuários.
Outra deficiência detectada pelo atual governo municipal foi com relação aos equipamentos existentes no hospital municipal e em alguns postos e centros de saúde. Para se ter uma ideia, enumera Rômulo Maia, o serviço de saúde pública municipal só contava com um antigo aparelho de raio x e outro de ultra-sonografia, que constantemente necessitam de reparos técnicos, ocasionando temporariamente suspensão no serviço.
“Para reverter essa situação, a prefeitura está licitando seis modernos aparelhos de ultra-som, dois de raio x, dois de cardiotocografia para a maternidade, um arco cirúrgico e mais seis novas ambulâncias de suporte avançado”, revela Rômulo Pereira Maia.

Nenhum comentário: