quinta-feira, 13 de junho de 2013

Brasil e Portugal intencionam reconhecer diplomas de medicina

Os governos do Brasil e de Portugal negociam um acordo para o reconhecimento mútuo dos diplomas de medicina. Em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que as negociações foram iniciadas na segunda-feira (10), em Lisboa, quando se reuniu com o ministro português da Saúde. Segundo ele, Portugal reduziu em 30% os investimentos no setor.
O ministro revelou ainda o interesse brasileiro em atrair médicos da Espanha, onde 20 mil profissionais estão desempregados. Esses médicos serão submetidos a provas e receberão registro especial para exercerem a profissão no Brasil.
Para o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, deputado federal Nelson Pellegrino (PT-BA), a importação de médicos não pode ser reduzida a questões ideológicas. “Ela é parte de uma estratégia que deve contemplar ainda o financiamento da saúde e a gestão dos gastos no setor”, frisou.
Para Pellegrino, o governo federal poderia aplicar a prova do Revalida aos estudantes brasileiros que estão concluindo o curso de medicina e utilizar a média obtida por eles como exigência mínima aos estrangeiros que forem selecionados. (PT na Câmara)

Nenhum comentário: