domingo, 26 de maio de 2013

Entra em vigor lei que normatiza tratamento contra câncer pelo SUS

O deputado federal Assis Carvalho (PT-PI) parabenizou o governo federal pela entrada em vigor, na última semana, da Lei 12.732/12, que obriga o SUS (Sistema Único de Saúde) a iniciar o tratamento contra o câncer em até 60 dias após o diagnóstico no prontuário médico. A lei foi aprovada na Câmara dos Deputados na gestão do ex-presidente, deputado Marco Maia (PT-RS), e sancionada pela presidente Dilma Rousseff em novembro do ano passado.
Para o parlamentar, a lei irá forçar que a estrutura se adeque para cumprir o tempo estabelecido e assim salvar muitas vidas. Segundo Assis Carvalho, as pessoas esperavam seis meses ou até um ano e muitas vezes quando começavam o tratamento não tinha mais jeito. “Estamos muito felizes pela decisão da presidenta e esperamos chegar a um patamar onde no momento em que se tiver o diagnóstico inicie o tratamento de imediato”, disse o petista.
Assis Carvalho destacou a sensibilidade da presidente Dilma e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em tratar dessa doença que, de acordo com ele, tem assustado muita gente “O câncer tem sido um assombro na sociedade. Fui secretário de Saúde do Estado do Piauí e sou testemunha ocular do desespero que as pessoas passam ao receber o diagnóstico”. Atualmente, 78% dos pacientes com câncer em estágio inicial recebem tratamento em até 60 dias.
Desses, 52% conseguem ser atendidos em 15 dias. Entre os pacientes com câncer em estágio avançado, 79% recebem tratamento em até 60 dias. Chegam a 44% os que conseguem ser atendidos em 15 dias. (Fonte: PT na Câmara)

Nenhum comentário: