sexta-feira, 17 de maio de 2013

Deputado defende agilidade na desapropriação de terras no Pará


O deputado federal Zé Geraldo (PT-PA) informou em plenário, em Brasília, que solicitou ao Judiciário do seu estado que não crie mais barreiras do que as que já existem para uma efetiva reforma agrária no Pará. “Não é razoável que processos de desapropriação de terras improdutivas sejam extintos por um juiz de primeira instância, antes mesmo do julgamento do mérito”, lamentou.
O petista informou que centenas de famílias paraenses ainda não estão na terra por falta de entendimento do Judiciário com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Para Zé Geraldo, não é aceitável que o Judiciário, ao interpretar diferentemente do governo federal as recomendações de instâncias superiores, como os acórdãos do Tribunal de Contas da União, obrigue o Incra a fazer os depósitos prévios de indenização sem o devido desconto de possíveis passivos ambientais.
Zé Geraldo disse que muitas áreas estão paradas há mais de três anos, simplesmente porque falta o depósito do passivo ambiental. “São questões que podem ser trabalhadas, mas há uma centralização do Poder Judiciário naquele estado, que torna o processo ainda mais moroso”, criticou.
O deputado fez ainda um apelo para que o governo federal dê as condições necessárias ao Incra, para que o órgão possa fazer as desapropriações de terras improdutivas. “O meu apelo é, principalmente, para que o Judiciário não crie barreiras que impeçam a implementação dos objetivos do governo de erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades sociais e regionais”, conclui. (Fonte: Informes PT)

Nenhum comentário: