terça-feira, 28 de maio de 2013

CLT completa 70 anos

O Congresso Nacional homenageou na segunda-feira (27) em sessão solene o aniversário de 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A iniciativa do ato foi do senador petista Paulo Paim (RS).
Criada em 1º de maio de 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas, a CLT surgiu com o objetivo de unificar todas as leis trabalhistas praticadas no país.
Presente à sessão, o deputado federal Amauri Teixeira (PT-BA) elogiou a iniciativa e defendeu avanços na lei. “Temos 70 anos de CLT, mas muito ainda a avançar. Precisamos conquistar novos direitos, como as 40 horas semanais, 30 horas na jornada das enfermeiras, 30 horas para aqueles que trabalham com fonoaudiologia, o piso dos agentes comunitários de saúde e o fim do fator previdenciário”, defendeu.
Ao resgatar a importância histórica da criação da CLT, o parlamentar baiano ressaltou que a consolidação das leis trabalhistas propiciou a inclusão dos negros libertos da escravidão e de seus descendentes no mercado de trabalho.
Apesar desse avanço, segundo Amauri Teixeira, o Brasil ainda enfrenta situações de exploração de mão de obra, como nos casos em que as condições são semelhantes à da escravidão.
Segundo o deputado, esse é um dos motivos que devem estimular os defensores da CLT a combater qualquer tipo de flexibilização no sentido da retirada de direitos.
Amauri disse que o Brasil hoje, diferentemente de outros países, manteve seu parque industrial, o operariado e o mercado interno “pela resistência dos trabalhadores e das centrais sindicais, como a CUT, que não permitiram que a CLT fosse rasgada durante a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso”.

Ressaltou ainda que hoje o Brasil é exemplo para o mundo e tem um dos menores índices de desemprego, mesmo mantendo a CLT praticamente intacta desde a sua criação. (Fonte: PT na Câmara)

Nenhum comentário: