terça-feira, 5 de março de 2013

Instituição acolhedora de dependentes químicos precisa de ajuda


Localizada no final da Rua Aracaju nº 399, Bairro Guanabara, em Parauapebas, a instituição beneficente denominada Centro de Recuperação Casa de Apoio Semeando há mais de um ano vem acolhendo pessoas que deixaram seus lares e passaram a viver na via pública por causa da dependência de álcool e outros tipos de droga.
A entidade foi instalada na cidade pelo pastor evangélico André Luiz dos Santos Barbosa, que há um ano vem correndo em busca de recursos financeiros e materiais para manter a instituição funcionando e dando apoio aos internos, cuja quantidade viária entre 20 e 40 pessoas.
No último domingo (3), representantes do Lions Clube de Parauapebas Centro, liderados pelo presidente Francisco James Canário dos Santos (Frank James), visitaram a Casa de Apoio Semeando, doaram dezenas de roupas e calçados usados e se comprometeram em buscar ajuda junto ao comércio local e poderes constituídos e repassá-la para a instituição.
Na conversa mantida com o pastor André Luiz e alguns internos, os membros do Lions Clube foram informados que o aluguel mensal das instalações onde funciona o Centro de Recuperação custa mil reais, dinheiro que vem sendo arrecadado aos trancos e barrancos pelo coordenador junto à sociedade local, e também pelos próprios usuários da Casa de Apoio Semeando, que fazem pedágio nas ruas pedindo ajuda da população.
Além do aluguel, o coordenador revela que, para manter os internos na instituição, ele precisa de alimento, material de limpeza, pratos, colheres, bacia, panela, colchões, redes, lençóis, ventilador e até remédio. Como não tem nenhum convênio com empresa privada ou órgão público, André Luiz diz que a única alternativa é apelar para as pessoas solidárias.
“Sei o quanto é difícil a gente se livrar da dependência da droga, pois senti isso na pele. Então, tenho um compromisso com o senhor (Deus) em acolher e ajudar as pessoas que encontro na rua a se recuperar do vício, voltar a trabalhar e ter um lar novamente”, enfatizou o coordenador do projeto.
Pastor André Luiz aproveitou a visita dos membros do Lions Clube para informar que no próximo final de semana pretende fazer uma singela comemoração do primeiro aniversário da organização, sábado à noite e um almoço no domingo. Para tanto, ele solicita ajuda da sociedade para proporcionar um pouco de lazer aos internos no final de semana. Contatos pelos celulares 8127-6632 e 9173-4562.
No dia a dia, os internos participam de palestras bíblicas, orações, cantos e prestam serviços de cultivo de hortas e criação de pequenos animais, como galinhas e porcos.

Nenhum comentário: