quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Reunião debate estratégias de políticas públicas na área de saúde



Servidores públicos municipais que respondem pela direção de departamentos e de coordenadorias da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) participaram na tarde desta terça-feira (19), no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), de uma palestra ministrada por Fabiana da Mota Almeida Peroni, consultora do Ministério da Saúde, para discutir políticas públicas de saúde dos governos federal e estadual voltadas para o município de Parauapebas.
O secretário municipal de Saúde, médico Rômulo Pereira Maia, e o secretário adjunto, Edineis Barbosa Lima, também participaram da reunião com os servidores.
Apoiadora institucional de redes de atenção à saúde pelo Ministério da Saúde no Estado do Pará, Fabiana Almeida Peroni discorreu sobre temas relacionados a redes de atenção à saúde, política nacional de atenção básica e índice de desempenho do SUS em Parauapebas.
Atentos à palestra, à medida que tinham dúvidas ou desconhecimentos sobre o tema apresentado, os participantes faziam algumas intervenções na apresentação, que imediatamente eram atendidas pela palestrante.
Durante a apresentação, Fabiana Peroni orientou aos servidores sobre os recursos financeiros disponíveis no Ministério da Saúde e no Governo do Pará destinados a programas e convênios nos municípios, e alertou sobre prazos que devem ser obedecidos para aplicação das verbas e prestação de contas, além das contrapartidas das prefeituras.
Questionada sobre o baixo índice de desempenho do SUS no Estado do Pará, uma vez que estudo recente revela que a cada grupo de mil habitantes há apenas 0,84 médicos contratados pelo SUS para atender à população, a palestrante respondeu que isso ocorre “porque, infelizmente, faltam profissionais de saúde não só no Pará, como também em todo o país, dispostos a prestar serviço, principalmente no interior dos estados”.
Na opinião de Fabiana Peroni, o problema da falta de médicos no interior dos estados só será resolvido a partir do momento em que as faculdades de medicina passar a disponibilizar, também, cursos em municípios distantes dos grandes centros. (Ascom PMP)

Nenhum comentário: