sábado, 23 de fevereiro de 2013

Prefeitura disponibiliza novas ambulâncias à comunidade


Somada às quatro novas ambulâncias adquiridas recentemente com recursos próprios do município, a frota de ambulâncias da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) chega hoje a onze viaturas, que são disponibilizadas à população para transporte de pacientes que necessitam deste importante serviço.
Entre as onze ambulâncias, uma delas funciona provisoriamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que dentro de poucos dias deverá entrar em operação em sua plenitude, com equipes de profissionais de saúde e prédio próprios.
Das quatro novas ambulâncias que chegaram à cidade no final de dezembro último, duas delas estão sendo montadas com equipamentos para funcionar como UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), para atendimento dentro do município de Parauapebas, e as outras duas preparadas para transportar pacientes a outras cidades ou estados.
Além dessas ambulâncias, a prefeitura disponibiliza também um microônibus locado que leva e traz diariamente pessoas para submeter-se a tratamento de hemodiálise em Marabá, sendo, alternadamente, oito pacientes num dia e 28 no outro, além de acompanhantes. No caso de gravidade de algum paciente, este é encaminhado a Marabá por meio de ambulância.
Para o transporte de pacientes em ambulância, são disponibilizadas equipes de profissionais de saúde compostas por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem, além de motorista e local para acompanhante do paciente.

Nenhum comentário: