terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Câmara dos Deputados elege nova mesa diretora para 2013/2014

A Câmara dos Deputados elegeu nesta segunda-feira (4) seu novo presidente para o biênio 2013-2014. Com o apoio do PT, o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) foi eleito presidente da Casa em substituição ao deputado Marco Maia (PT-RS). Também foram eleitos para a mesa diretora dois parlamentares da Bancada do PT: o deputado André Vargas (PT-PR), na 1ª vice-presidência, e o deputado Antônio Carlos Biffi (PT-MS), na 4ª Secretaria da Câmara.

Para o líder da Bancada do PT, deputado José Guimarães (CE), prevaleceu na eleição da nova mesa diretora o fortalecimento das bancadas. “Para nós, do PT, é fundamental, em primeiro lugar, o fortalecimento das bancadas. Os candidatos indicados pelas bancadas foram todos eleitos. Isso tem grande importância, tem simbolismo, porque prevaleceu a ideia de que as bancadas precisam se fortalecer”, disse Guimarães.

Ainda de acordo com o líder petista, também prevaleceu o princípio da proporcionalidade partidária. José Guimarães ressaltou a participação do PT. “Foi eleita uma mesa eclética, uma mesa plural e, como tal, deve conduzir os trabalhos nos próximos dois anos. O PT está muito bem representado. Seus dois candidatos eleitos foram muito bem votados. Portanto, o PT está pronto agora para construir uma pauta à altura dos desafios do Brasil de hoje”, frisou José Guimarães.
PT na mesa
O deputado André Vargas, eleito para a 1ª vice-presidência com 420 votos, agradeceu à escolha do seu nome pelo partido. “Ter sido escolhido pelo partido e, agora, pelo plenário, por 420 parlamentares é, sem duvida alguma, uma homenagem a seis anos que tenho estado aqui trabalhando. Sou muito grato aos meus colegas parlamentares e quero desempenhar esta função com respeito à instituição, ao que é o Parlamento brasileiro”, declarou.
O 1º vice-presidente da Câmara tem por função substituir o presidente. O 1º vice também é responsável por elaborar pareceres sobre os requerimentos de informações e os projetos de resolução.
O deputado Antônio Carlos Biffi foi eleito para a 4ª Secretaria com 416 votos. Essa secretaria supervisiona o sistema habitacional da Câmara. “Nosso trabalho será contribuir para que efetivamente possamos melhorar o atendimento do serviço de moradia para os nossos parlamentares”, explicou.
A 4ª Secretaria é responsável pela distribuição dos apartamentos funcionais e residências para uso dos deputados; propõe à Mesa Diretora a compra, venda, construção e locação de imóveis; dentre outras funções relativas à habitação. (Informes PT)

Nenhum comentário: