sábado, 30 de junho de 2012

Criança desaparecida

O Disque Denúncia Marabá (3312-3350), em parceria com o Disque Denúncia do Maranhão, lança o cartaz de desaparecido do menino de cinco anos, sequestrado na última quarta-feira (27), no município de Imperatriz.

Segundo informações, dois homens chegaram em uma moto e aproveitaram a entrada da babá na residência da vitima. Após serem levados em direção ao Estado do Tocantins, a babá foi abandonada na cidade de São Miguel do Tocantins. O veiculo utilizado pelos sequestradores foi encontrado na cidade de Sitio Novo do Tocantins.

Qualquer informação sobre o paradeiro da criança deve ser repassada imediatamente ao Disque Denúncia Marabá (3312 3350). O serviço funciona 24 horas e as denúncias serão prontamente encaminhadas para a polícia.

Prazo para realização de convenções encerra neste sábado

Valmir da Integral

Chico das Cortinas

José Coutinho

Rui Vassourinha

Zezinho do Rio Verde
Adelson Fernandes
Encerra neste sábado (30), em todo o país, o prazo determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para os partidos políticos realizarem encontros em convenções para escolha de coligações e dos candidatos a prefeito, vice e a vereadores que pretendem concorrer às eleições municipais no dia 7 de outubro deste ano.

Em Parauapebas, a maioria dos partidos e das coligações deixou para fazer as convenções para confirmação dos nomes dos candidatos no último dia do prazo, enquanto que alguns já realizaram seus encontros, sacramentando os nomes que vão concorrer às vagas de prefeito, vice e de vereadores.

A primeira agremiação partidária a realizar convenção em Parauapebas foi o Partido Socialismo e Liberdade (Psol), no último domingo (24), escolhendo como candidato a prefeito Antonio José da Silva Filho, o “Zezinho do Rio Verde”, e como vice o professor e ambientalista Jesse James, e ainda 10 candidatos à Câmara Municipal. O Psol concorre às eleições de outubro sozinho, sem composição com outros partidos políticos.

Na última quinta-feira (28), foi a vez de o Partido Republicano Progressista (PRP), também sozinho, promover sua convenção na cidade, escolhendo para concorrer à prefeitura o ex-prefeito Francisco Alves de Souza, conhecido popularmente por “Chico das Cortinas”.

O nome do vice de “Chico das Cortinas” não foi anunciado na convenção, até que seja confirmada uma eventual coligação com o Partido Popular Socialista (PPS). Caso isto não aconteça, o partido lançará chapa pura, podendo ter como vice o supermercadista João Trindade ou o professor Rogério Sousa. A quantidade de candidatos a vereadores também não foi confirmada.

O terceiro partido a definir os nomes que pretendem concorrer às eleições municipais de 2012 em Parauapebas foi o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). O evento ocorreu ontem (sexta-feira), na Chácara Rio Verde, e cravou o nome do vereador Antonio Massud Sales como candidato a prefeito, ficando para hoje (30) a definição do nome do vice e da quantidade de candidatos a vagas ao Poder Legislativo.

Neste sábado (30), das 9 às 17 horas, na escola Eduardo Angelim, Bairro Rio Verde, ocorre a convenção do Partido Social Democrático (PSD), concorrendo como candidato a prefeito o empresário Valmir Queiroz Mariano, conhecido por “Valmir da Integral”, quando será definido o nome do vice e o numero de candidatos que vão concorrer à Câmara de Vereadores. O PSD faz coligação com PSDB, DEM, PSDC e, possivelmente, com PTB, PR e PPS, cujas negociações se encerram hoje, para definição final da coalizão partidária.

Também hoje (sábado), no horário das 8 às 19 horas, no ginásio poliesportivo do Bairro Beira Rio, acontece a coligação do Partido dos Trabalhadores (PT), oficializando como candidato a prefeito o nome do ex-secretário de Obras, José das Dores Couto, conhecido por “Coutinho”, que tem como vice a ex-prefeita Bel Mesquita (PMDB).

O PT concorre às eleições de Parauapebas coligado com PMDB, PP, PCdoB, PSB, PSC e, ainda em negociação, com PV e PR. O número de candidatos à Câmara Municipal vai ser definido na convenção.

Ainda neste sábado (30), no período das 14 às 17 horas, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), será realizada a convenção do Partido Republicano Brasileiro (PRB), tendo como candidato a prefeito Rui Hildebrando, popularmente conhecido por “Rui Vassourinha”, como vice Mirian Montelo e 27 candidatos a vereadores.

O PPS e o PDT ficaram de fazer também convenções neste sábado, figurando como eventuais candidatos a prefeito, respectivamente, o ex-secretário de Cultura Cláudio Feitosa e o vereador José Adelson Fernandes. O encontro do PDT será na Câmara Municipal, a partir das 19 horas, e do PPS na Rua E nº 221, Bairro Cidade Nova, das 9 horas ao meio-dia.

Festival junino leva milhares de pessoas à Praça de Eventos

Fotos: Helder Messiahs


Iniciado no último domingo (24), Dia de São João, encerra na noite deste domingo (01) o X Festival Junino Jeca Tatu em Parauapebas. O evento vem atraindo milhares de pessoas à Praça de Eventos, onde acontece o festival, para apreciar as apresentações das quadrilhas juninas e ainda a igrejinha, o coreto, a casa do homem da roça, as barraquinhas de palha, as músicas das bandas Forró Pé de Serra e Forrozão Arrasta Pé, entre outras atrações. Este ano, a coordenação do festival homenageia “Os 100 anos do rei do baião, Luis Gonzaga”.

Quinze agremiações participam do festival junino: “Cabras da Peste”, “Chapéu de Palha”, “Flor do Primavera”, “Flor do Sertão”, “Jovens do Cangaço” e “Rabo de Palha” (grupo A); “Fogo no Rabo”, “Príncipe da Roça”, “Flor do Futucai”, “Acadêmicos”, “Só Triscando” e “Espoleta” (grupo B); “Mamulengo” (grupo Folclórico); “Explosão de Cheiro” (salão); e “Paixão Junina” (mirim).

A programação para as duas últimas noites do festival consta de concurso de apresentação de quadrilhas e shows musicais com as bandas Forró na Dose e Monteirinho do Acordeon (sábado); e final do concurso de quadrilhas e apresentação das bandas Daniel do Acordeon, Forró Pé de Serra e premiação das quadrilhas campeãs do festival (domingo).

CARROÇADA
Na quarta-feira (27) à tarde, a Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Jiajup), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realizou a tradicional carroçada, que saiu da Praça do Guanabara, com cerca de 500 simpatizantes do festejo junino caracterizados de caipira pelas ruas da cidade.

As carroças seguiram pela Rua Daniela Perez, Rio de Janeiro, 16 e Rodovia PA 275, até a Praça de Eventos, onde à noite aconteceram as apresentações das quadrilhas da Escola Eunice Moreira e Escola Novo Horizonte.

Anteontem (quinta-feira), ocorreu o Festival Intermunicipal de Quadrilhas, com a participação dos municípios de Ourilândia do Norte, Marabá, Itupiranga, Jacundá, Redenção, Eldorado do Carajás e Breu Branco.

As barracas que comercializam alimentos e bebidas montadas na praça oferecem as mais variadas iguarias consumidas na época, como bolo de milho, maça do amor, pipoca, pé de moleque, curau, pamonha, canjica e o tradicional quentão.

Motivada pela diversão do festival, a dona de casa Iolanda Oliveira levou a filha Lara Isadora, de 1 ano, vestida a caráter. “As comidas típicas, as apresentações cenográficas e a reunião de toda cultura tornaram um dos melhores anos deste grande evento”, enfatizou.

Empresários do ES e MG visitam Parauapebas, Canaã e Marabá

Bariloche Silva
Um grupo de empresários dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo esteve em visita no último final de semana aos municípios paraenses de Parauapebas, Canaã dos Carajás e Marabá, onde conheceram de perto os projetos minerários e indústrias instalados na região, bem como o índice de crescimento dessas três cidades.

Os visitantes foram recepcionados por representantes de associações comerciais e industriais dos três municípios anfitriões.

Em Parauapebas, os empresários desceram no aeroporto de Carajás, de onde partiram para uma espécie de city tour pelo Núcleo Urbano, conhecendo os principais pontos da vila e em seguida desceram a Serra e participaram de um almoço de confraternização no Atrium Hotel.

Na oportunidade, a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Parauapebas (Acip) homenageou os visitantes com um portfólio da entidade que já soma 24 anos de atividades no município.

CANAÃ DOS CARAJÁS
De Parauapebas, a comitiva de empresários seguiu viagem pela rodovia PA 160 até o município de Canaã dos Carajás, que, a exemplo de Parauapebas, vive um momento de crescimento, principalmente no que diz respeito aos projetos minerais.

Em Canaã, os visitantes conheceram as instalações do projeto S11D da mineradora Vale, que na ocasião fez uma breve exposição sobre todo o Complexo Carajás, Sossego, Salobo, entre outros projetos.

MARABÁ
Marabá foi o terceiro e último município paraense que os empresários visitaram na região. Por lá, a comitiva, que era acompanhada pela diretoria da Acip, se juntou com membros da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim), e num clima de confraternização os empresários foram convidados para fazerem uma visita nas dependências do Distrito Industrial de Marabá, site da Alpa e Sinobrás, encerrando com um almoço servido na fábrica do empreendimento.

Os empresários se disseram entusiasmados com o crescimento da região, afirmando que a partir de agora eles olhariam para a região com outros olhos, visando investimentos de suas respectivas empresas. (Bariloche Silva)

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Delegação de Parauapebas conquista 8 títulos nos JEPs

Cento e cinquenta alunos de Parauapebas participaram da 54º edição dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs) realizados em Marabá no período de 19 a 23 de junho. A delegação foi composta por alunos de 12 escolas da rede pública e privada, campeãs dos Jogos Interescolares de Parauapebas (JIPs), ocorridos em maio deste ano.

Handebol, futsal, voleibol, basquete, tênis de mesa e xadrez foram as modalidades disputadas no evento esportivo, todas com divisão de categorias por sexo e faixa etária. Para Mardem Vasconcelos, adjunto da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e responsável pela delegação, a participação de Parauapebas foi marcante, comparada ao ano anterior, quando a cidade não conquistou nenhuma vitória em modalidades coletivas.

Neste ano, os jovens atletas das escolas públicas, Eunice Moreira, Eduardo Angelim e Euclydes Figueiredo, e das escolas particulares, Evolução e Pitágoras, conquistaram oito títulos de campeão e três de vice-campeão. “Atribuo essa evolução de nossa equipe na competição estadual aos educadores físicos das escolas, aos alunos que se esforçaram e à mudança na dinâmica dos JIPs, que este ano fez com que os atletas jogassem mais vezes”, afirma Mardem Vasconcelos. (Ascom/PMP)

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Agentes e vistoriadores do Detran aderem à greve em Parauapebas

Fotos: Waldyr Silva

Quatro agentes de trânsito e igual número de vistoriadores de veículos, lotados na agência do Detran de Parauapebas, cruzaram os braços nesta quarta-feira (27), em adesão à greve dos servidores do órgão deflagrada em Belém no último dia 15 de junho.

Seguindo a pauta exigida pelos servidores da capital do estado, conforme revelou ontem (27) à reportagem o vistoriador Soliel Souza Araújo, a categoria reivindica, ainda para este mês, o encaminhamento de projeto de lei à Assembleia Legislativa implantando o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR).

Embora a direção do Detran em Belém defenda que este ano, por conta da Lei de Reestruturação (Lei 7.594, de dezembro de 2011), aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Simão Jatene, os funcionários do órgão já tenham obtido reajustes salariais superiores a 100% e, em alguns casos, equivalentes a 300%, Soliel Araújo diz que a greve não exige aumento de salário, mas a aprovação do PCCR, insalubridade e a reestruturação das unidades do Detran no interior do estado.

GERENTE APOIA
Procurado pela reportagem para falar sobre o assunto, o gerente da agência local do Detran, Valmir Oliveira Pereira, lamentou a suspensão dos serviços essenciais de vistoria de veículos e de agente de trânsito nas ruas da cidade, mas disse entender que a greve é um direito constitucional dos servidores públicos.

Por outro lado, Valmir Pereira garante que os funcionários que prestam serviços de emissão e troca de habilitação vão continuar normalmente em seus postos de trabalho, para que os usuários não sejam prejudicados na totalidade com a greve.

O gerente garante que o Governo do Estado está aberto para a discussão do PCCR dos servidores, mas somente a partir de setembro deste ano. Além disso, a negociação com os servidores poderá ser retomada tão logo a greve seja interrompida, conforme orientação do governo.

Sobre as reclamações quanto às condições de trabalho no Detran, em especial nas unidades do interior, a direção do órgão teria determinado um levantamento completo dos problemas de pessoal e de infraestrutura nas agências, a ser executado entre 25 de junho e 13 de julho, começando pela região nordeste do estado, para que os problemas que existem sejam sanados.

Turismo de Parauapebas é mostrado em feira internacional

Fotos: Helder Messiahs e Waldyr Silva


Integrante do Pólo Araguaia Tocantins, que conta com a participação de 45 municípios paraenses ricos em recursos minerais e naturais, rios, fauna e flora, o município de Parauapebas participou da VI Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), que aconteceu no período de 22 a 23 de junho no Hangar, em Belém.

Durante o evento, o público pôde conhecer um pouco mais da região por meio de material gráfico, folders, cartões postais com pontos que têm potencial turístico, como zona rural e urbana, e a Floresta Nacional de Carajás (Flonaca).

Os utilitários, objetos de decoração, joias orgânicas em cerâmica produzidos pelas “Mulheres de Barro”, por meio de achados arqueológicos que datam de 6.000 (a.C.) e que hoje fazem parte do patrimônio cultural do município de Parauapebas, tornaram-se uma atração à parte.

O evento, realizado pelo Governo do Estado, por intermédio da Paratur e Secretaria de Estado de Turismo (Setur), atraiu investidores, companhias aéreas, empresários do ramo hoteleiro, agentes de viagem, operadores de turismo que puderam acompanhar o planejamento e execução dos programas, projetos e ações voltadas para o fortalecimento do turismo como atividade geradora de emprego, renda e qualidade de população.

Para o vice-governador do Pará, Helenilson Pontes, no exercício da governadoria, o setor de turismo tem como proposta uma política social. De acordo com o secretário de Estado de Turismo do Pará, Adenuar Góes, é fundamental a sintonia entre governantes e empresários para o desenvolvimento do turismo.

Na avaliação do secretário de Desenvolvimento de Parauapebas, Sebastião Cruz, a participação do município no evento foi importante para reafirmar o potencial turístico da cidade. “Muita gente não sabe do potencial turístico que Parauapebas tem, mas o governo municipal acredita no desenvolvimento deste seguimento”, enfatizou...

PPS no rádio e na TV

O Partido Popular Socialista (PPS) entra no ar nesta quinta-feira (28), no período das 20 às 20h10 e das 20h30 às 20h40, respectivamente, em rede nacional de rádio e de TV, com inserções do partido.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Relatório aponta que 5% da população mundial consumiu droga ilícita ao menos uma vez em 2010

Em todo o mundo, estima-se que cerca de 230 milhões de pessoas (5% da população adulta, com idade entre 15 e 64 anos) tenham usado alguma droga ilícita, pelo menos uma vez em 2010. O problema da droga atinge cerca de 27 milhões de pessoas, o que representa 0,6% da população mundial. Praticamente uma em cada 100 mortes entre adultos é atribuída ao uso de drogas ilícitas.

Os dados fazem parte do Relatório Mundial sobre Drogas 2012, divulgado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc). Segundo a publicação, o consumo e a produção de drogas ilícitas, como a cocaína, a heroína e a maconha, têm ficado estável, apesar de mudanças nos fluxos e mercados de consumo dessas substâncias.

O relatório mostra ainda que 13% dos usuários de drogas têm problemas com a dependência, incluindo distúrbios e o aumento da incidência de contração do vírus HIV, de hepatite C e hepatite B – entre usuários de substâncias injetáveis.

De acordo com o Unodc, a maconha e os estimulantes do tipo anfetaminas são as drogas mais usadas no mundo. Globalmente, o consumo de cocaína ficou estável, com o número de usuários estimado em 2010 entre 13,3 milhões e 19,7 milhões, correspondendo a 0,4% da população adulta mundial.

Os principais mercados de cocaína continuam a ser a América do Norte, a América do Sul e as Europas Central e Ocidental. O consumo de cocaína entre os adultos diminuiu nos Estados Unidos, passando de 3% em 2006 para 2,2% em 2010. De acordo com o Unodc, isso pode estar relacionado ao declínio de 47% na fabricação de cocaína na Colômbia.

Segundo o relatório, no Brasil, as apreensões federais têm mais do que triplicado desde 2004, atingindo 27 toneladas em 2010. Alguns dados indicam ainda uma expansão do mercado de cocaína, particularmente de crack (droga derivada de cocaína) em alguns países da América do Sul.

O uso de cocaína também aumentou entre as nações sul-americanas, inclusive no Brasil e em outros países que fazem parte do Cone Sul, a partir de meados da década de 90 até 2005.

“Dados de pesquisas recentes para o Brasil estão indisponíveis, mas a preocupação com o aumento do uso de cocaína no Brasil se reflete no programa nacional que o país lançou em dezembro de 2011. O aumento nas apreensões também pode refletir o papel do Brasil como um país de partida para a cocaína contrabandeada por meio do Oceano Atlântico”, destaca o relatório. (Agência Brasil)

terça-feira, 26 de junho de 2012

São Raimundo é campeão do torneio início do campeonato rural

Fotos: Waldyr Silva


O time da Vila São Raimundo conquistou o torneio início do 5º Campeonato Rural de Futebol de Campo 2012, depois de derrotar a equipe de Vila Palmares II por 2 a 1, no último domingo (24), na Vila Valentim Serra, zona rural de Parauapebas, a 40 quilômetros do centro da cidade.

Antes da apresentação dos 30 times inscritos para participar do tradicional Campeonato Rural de Futebol de Campo, representantes das equipes foram agraciados com kits contendo bola, calção e meião, além de faixa com identificação da vila e, por conseguinte, do nome do time.

Paralelamente às partidas de futebol do torneio, que ocorreram com tempo de 10 minutos cada, em virtude da quantidade de times inscritos, durante todo o dia de domingo, a comunidade anfitriã do evento ofereceu uma grande churrascada para torcedores e os próprios atletas.

As equipes de futebol que participam do campeonato este ano são as seguintes: Alto Bonito, APA, Cachoeira Preta, Carajás, Carajás II, Carimã, Cedere I, Conquista, Dina Teixeira, Garimpo das Pedras, Gelado, Jardim, Nova Esperança, Onalício Barros, Palmares II, Palmares Sul, Pontilhão, Rio Branco, Santa Cruz, São Raimundo, Serra Dourada, Tapete Verde, Terra Roxa, Três Voltas, Vale do Liberdade, Valentim Serra, Vila Albani, Vila Brasil, Vila Paulo Fonteles e Vila Sanção.

As partidas do campeonato serão disputadas nos campos de futebol das vilas Onalício Barros, Valentim Serra, Vila Sanção, Três Voltas e Carimã, enquanto as fases semifinal e final ocorrerão no Estádio Rosenão, em Parauapebas.

Operários voltam a interditar portaria de acesso a Carajás

Fotos: Waldyr Silva

Centenas de trabalhadores que prestam serviço para a mineradora Vale no município de Parauapebas voltaram a interditar a portaria de acesso às minas de Carajás, na manhã desta segunda-feira (25), provocando grandes transtornos no centro da cidade, cujas ruas ficaram literalmente tomadas por ônibus e carros pequenos que transportam operários para a Serra de Carajás.

No dia 4 deste mês, portanto, há 20 dias, operários que trabalham na empresa Consórcio Nova Usina fizeram protesto semelhante, exigindo melhorias no plano de saúde e na cesta básica, aumento de 44 para 46 minutos in itineres (percurso em que os operários ficam em ônibus entre a residência e o local de trabalho, em Carajás), melhores condições de trabalho, reajuste no salário base da categoria, entre outros itens.

Nesta segunda-feira (14), a interdição da portaria de acesso a Carajás foi liderada por trabalhadores da empresa UTC Engenharia, que exigem dos patrões a mesma pauta apresentada pelos funcionários do Consórcio Nova Usina.

A exemplo do protesto realizado no início do mês, ontem centenas de veículos ficaram parados por cerca de quatro horas nas ruas E e F, na rodovia PA 275 e nas transversais, no percurso que vai da Rua 16 à portaria de acesso a Carajás de aproximadamente três quilômetros de extensão.

Por causa do homicídio de um operário ocorrido neste final de semana (veja matéria no Caderno de Polícia desta edição), no alojamento da empresa UTC Engenharia, os trabalhadores em protesto exigiram dos empregadores mais segurança para a vida dos operários e de seus dependentes...

Fórum municipal discute direitos da pessoa com deficiência

Com o intuito de promover o debate e a consolidação de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência, será realizado nesta quarta-feira (27), em Parauapebas, o III Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), a partir das 9 horas da manhã.

Durante o encontro, será realizada a eleição dos delegados que vão representar o município de Parauapebas na III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que irá acontecer em Belém, no mês de agosto deste ano.

O Fórum conta com a participação de órgãos municipais como Conselho Municipal de Assistência Social (Comasp), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdcap) e entidades como Apae e Sorri Parauapebas.

PRÉ-FÓRUM
Antecedendo o evento, foram realizados pré-fóruns nos dias 21 e 22, nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) do Rio Verde, Primavera e Altamira, com temas que envolveram o trabalho e a reabilitação profissional, acessibilidade, transporte e moradia para as pessoas com deficiência. A partir destas discussões, foram elaboradas propostas que vão traçar um panorama municipal sobre a inclusão e os aspectos que ainda precisam ser melhorados.

O fórum atende à convocação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), de acordo com a Resolução 03/2011, em conjunto com a Presidência da República, Casa Civil e Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

A etapa nacional, prevista para acontecer no período de 3 a 6 de dezembro, em Brasília (DF), com o tema “Um olhar através da convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência da ONU: novas perspectivas e desafios”, será precedida das etapas municipais e estaduais, que deverão também abordar o mesmo tema. (Ascom PMP)

Convenção do PSDB

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Alianças

by J.Bosco

Convenção do PT

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Nos termos da legislação em vigor, ficam convocados, por este EDITAL, os eleitores filiados ao PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), neste município de Parauapebas, para a Convenção Municipal que será realizada no dia 30 de junho de 2012, com início às 8 horas e encerramento previsto para as 19 horas, no ginásio poliesportivo, situada à Avenida Rio Grande, nesta cidade, com a seguinte ordem do dia:

a) Indicação dos candidatos(as) a cargos eletivos para o pleito municipal de 2012;
b) Deliberar sobre propostas de coligações com outras agremiações partidárias;
c) Na hipótese de coligação, nome de seu representante ou de delegados na forma da Resolução TSE nº 23373;
d) Escolha dos números dos(as) candidatos(as);
e) Outros assuntos de interesse do partido.

Parauapebas, 19 de junho de 2012

NILSON S. DIAS
Presidente Municipal

domingo, 24 de junho de 2012

Apple deixa cair imunidade dos Macs

A Apple retirou do site da empresa as referências ao fato de os Macs não serem afetados por vírus informáticos. A alteração das mensagens surge meses depois de um ataque ter resultado na infecção de cerca de 600 mil computadores da empresa.

Durante muitos anos a segurança dos Macs foi uma das principais características utilizadas pela Apple para promover os seus computadores, apesar de vários especialistas sempre terem defendido que a empresa fundada por Steve Jobs descurava demasiado esta questão.

O caso mudou de figura no passado mês de abril, quando foi identificada uma botnet (rede de computadores zombie) composta por cerca de 600 mil computadores da Apple.

Este incidente levou a empresa a mudar o teor das mensagens sobre os Macs presente no seu site, onde antes afirmava que os computadores “não apanham vírus de PC” ou aconselhava os utilizadores a “não fazerem nada” para proteger os seus ficheiros.

Desde o início do mês que estas mensagens foram substituídas, de forma inesperada e silenciosa, notam vários sites especializados, por uma frase que indica que os Macs foram “criados para ser seguros”.

sábado, 23 de junho de 2012

MST desobstrui BR 155 e permanece na frente de fazenda

Fotos: Waldyr Silva




Depois de permanecer cinco horas parcialmente interditada para passagem de veículos, finalmente, após acordo mantido com a Polícia Civil, integrantes do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) desobstruíram a BR 155, em frente à sede da Fazenda Cedro, a 46 quilômetros de Marabá.

A interdição parcial da BR teve início por volta das 9h30 da última quinta-feira (21), depois de um confronto armado envolvendo militantes do MST e funcionários da Fazenda Cedro, propriedade vendida pela família Mutran ao empresário Daniel Dantas.

Por conta do conflito, doze pessoas integrantes do MST, entre estas uma criança (menina) de 2 anos de idade, deram entrada no hospital municipal de Eldorado do Carajás com ferimentos leves de bala, que foram André Feitosa Veras (24 anos), Edilson dos Santos Chaves (37), Genésio da Silva (17), José Alcio Ferreira (19), Lindomar Simão da Silva (34), Raimundo da Silva (37), Poncion Gomes Carvalho (55), José Francisco Pereira (63), Rafael Alves Ferreira (27), Josair de Oliveira Marques (23), Francisco Canela da Silva (23) e criança Geiziane Forquim Silva (2 anos de idade).

O confronto levou ao local forças policiais comandadas pelos delegados Alberto Teixeira, superintendente regional de Polícia Civil/ e Victor Costa Leal, titular da Delegacia de Conflitos Agrário (Deca), e o ten-cel. Sebastião Monteiro, comandante do batalhão da PM em Marabá.

Delegado Alberto Teixeira esteve pessoalmente no hospital municipal de Eldorado do Carajás, conversando com o médico de plantão Carlos Lacerda e com cada um dos pacientes atingidos com arma de fogo...

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Semed realiza aula inaugural de entrega de lousas interativas

A Secretaria de Educação (Semed) de Parauapebas realizará na próxima segunda-feira (25) aula inaugural de entrega das lousas interativas nas escolas municipais Eunice Moreira (15 horas) e Terezinha de Jesus (17 horas).

As lousas interativas são quadros digitais que dispensam o uso de giz e podem ser operadas com o dedo, além de propiciar aos professores maior repertório didático.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

3ª Ação Cidadania será realizada nos dias 1 e 2 de dezembro

Fotos: Bariloche Silva

O mês de dezembro deste ano será especial para milhares de pessoas de Parauapebas que serão contempladas com mais uma edição do evento denominado Ação Cidadania.

Reunião neste sentido, ocorrida na última segunda-feira (18), decidiu que o evento de cidadania ocorrerá nos dias 1 e 2 de dezembro, nos horários das 8 às 17 horas e das 9 ao meio-dia, respectivamente.

A Ação Cidadania é uma realização da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip), em parceria com várias entidades, entre elas, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará, o Ministério Público, o Tribunal de Justiça do Pará, a Defensoria Pública Estadual e outros órgãos, além de empresas parceiras do evento.

A terceira edição da Ação Cidadania terá como coordenadora geral a juíza de Direito Eline Vieira Salgado, titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Parauapebas, e como subcoordenador o advogado Manoel Chaves, assessor jurídico da Acip.

SERVIÇOS A SEREM OFERECIDOS
Os serviços a serem oferecidos à população na 3ª Ação Cidadania serão emissão de documentos pessoais, tais como Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor e Certidão de Nascimento, além de outros serviços nas áreas jurídicas, consultas e exames médicos, vacinações, cortes de cabelo, manicura/pedicura, limpeza de pele, entre outros. A lista completa dos atendimentos a serem oferecidos de forma gratuita será finalizada no dia 28 de agosto do corrente.

Visando valorizar o apoio e trabalho importante proporcionado por dezenas de pessoas voluntárias, será realizada nas dependências do auditório da Acip uma festa em homenagem aos voluntários e colaboradores da segunda edição da Ação Cidadania, que ocorreu no ano passado. O evento está previsto para acontecer no dia 24 de agosto.

COORDENAÇÃO DO EVENTO
A terceira edição da Ação Cidadania contará com várias coordenações que prometem não medir esforços para que milhares de populares possam ser beneficiados através do serviço social.

Coordenação de serviços a serem prestados: Jônatas Andrade - juiz federal do Trabalho; Coordenação de serviços jurídicos: Suzana Affonso - juíza federal do Trabalho; Coordenação de documentos: Everaldo Pantoja - juiz titular da 1ª Vara Cível; Coordenação de operações: Hailton Silva, da TIC Consultoria; Coordenação de comunicação: Jorge Vieira - pres. da assembleia geral da Acip; Coordenação de serviços da saúde: Alex Pamplona, secretário municipal de Saúde; Coordenação dos voluntários: Janderson Rodrigues, funcionário da Vale; Coordenação do cerimonial: Fernando Mendes, funcionário da Vale; entre outras coordenações. (Bariloche Silva/Waldyr Silva)

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Alianças

by J.Bosco

terça-feira, 19 de junho de 2012

Populares voltam a ocupar prédio da prefeitura em busca de moradia

Fotos: Ronaldo Modesto


Dezenas de populares que se dizem cansados de esperar por decisão do poder público municipal voltaram ocupar, na manhã desta segunda-feira (18), as dependências do prédio da Prefeitura de Parauapebas, desta vez, cobrando cumprimento no que diz respeito ao fornecimento de lotes para moradia e de kits com material para início de construção de imóveis populares.

De acordo com Ângela Dutra, uma dos líderes do movimento reivindicatório, as famílias que participavam da manifestação eram moradoras de áreas de risco e locais atingidos pela enchente que foram remanejadas para barracão pela prefeitura, com a promessa de receber lotes urbanos e kits de material de construção, mas a prefeitura vinha protelando a atender várias dessas famílias.

“Estamos aqui, mais uma vez, para pressionar novamente o prefeito a nos atender, porque já estamos cansados de tanto esperar e sem ter onde morar e criar nossos filhos”, apelou a dona de casa.

O movimento foi formado por homens, mulheres e crianças, que se colocaram no hall de entrada do prédio do Poder Executivo portando cartazes e faixas, e até soltando fogos de artifícios (foguetes) do lado externo da repartição pública.

No meio da tarde de ontem (18), representantes do prefeito municipal receberam uma comissão formada por integrantes dos manifestantes para estudar os pleitos da comunidade e ver no que podia atender em curto espaço de tempo.

NOTA DA ASCOM
Procurada para falar sobre o assinto, a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura respondeu, em nota, o seguinte:

“Todos os moradores da área de risco Riacho Doce, alojados no abrigo (galpão da empresa Usimig), receberam um lote urbanizado e poderão iniciar a construção de sua casa a partir de 1º de julho. Dias antes da manifestação ocorrida na manhã desta segunda-feira (18), no prédio da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) reuniu-se com representantes desses moradores. A finalidade foi explicar que devido à proximidade do período eleitoral as ações da Prefeitura obedecem a uma análise mais criteriosa. Além disso, o governo deixou clara sua intenção em contribuir com essas famílias na concretização do sonho da casa própria. Dessa forma, a Sehab solicitou um parecer formal da Procuradoria Geral do Município quanto à possibilidade legal do financiamento de kits material de construção neste período. Vale lembrar que a Prefeitura tem se empenhado em promover políticas habitacionais no sentido de reduzir o déficit de moradia em Parauapebas. No entanto, não pode se furtar dos procedimentos legais necessários à sua atuação”.

Embriaguez ao volante pode ter outras provas além do bafômetro

Em sua rodada final de votações, a Comissão Especial de Juristas designada pelo Senado para elaborar o anteprojeto do novo Código Penal aprovou nesta segunda-feira (18) uma proposta para remover os atuais obstáculos legais à comprovação do crime de embriaguez ao volante.

Pelo texto aprovado, passa a ser crime dirigir sob visível influência do uso de álcool ou substância de efeito similar e bastará como prova desse delito o testemunho de terceiros, filmagens, fotografias ou exame clínico.

Aprovada exatamente há quatro anos para criminalizar a embriaguez na direção de veículos, a chamada Lei Seca incluiu no Código de Trânsito a exigência do teste do bafômetro ou exame de sangue para indicar dosagem de álcool acima da permitida, um limite de seis decigramas por litro de sangue. No entanto, a norma acabou se tornando ineficaz, porque os motoristas quase sempre se recusam a fazer o teste.

“Como ninguém é obrigado a fazer prova contra si mesmo, a impunidade é generalizada”, observa o professor Luiz Flávio Gomes, integrante da comissão.

Autor da nova proposta, o professor assinalou que o texto sugerido permite superar o obstáculo imposto pela exigência de quantificação do álcool no sangue. Conforme assinalou, o novo dispositivo amplia os meios de prova, a seu ver, a grande deficiência da Lei Seca. Na prática, os testes passam a ser mecanismos a serem utilizados como meio de defesa...

segunda-feira, 18 de junho de 2012

domingo, 17 de junho de 2012

Garota de Parauapebas é eleita primeira princesa da Expoama

Jamila Azevedo, que já foi Rainha Fap duas vezes, representou o município de Parauapebas em Marabá e conquistou mais um título importante para a sua carreira.

A bela morena Ohana Silva Santos, de 19 anos, representará a beleza feminina com o charme da moda country em 2012. Ela foi escolhida, entre dez finalistas, a Rainha da Expoama (Exposição Agropecuária de Marabá) deste ano e já está devidamente coroada. A escolha aconteceu durante baile realizado no tatersal do Parque de Exposição de Marabá na noite de sexta-feira (15). As outras duas melhores colocadas na votação do corpo de jurados, Jamila Azevedo e Bruna de Moraes Brito, são, respectivamente, a 1ª e 2ª princesas.

As demais candidatas eram Dayane Lima, Jackeline da Silva Vale, Júlia Silva de Sá, Maiara Pádua, Milena Silva de Paula, Rosana Silva de Paula e Tatiely Machado Pereira.

A festa foi marcada pelo clima country, com torcidas organizadas das concorrentes mostrando muita disposição, com faixas, cartazes e gritos de já ganhou para cada uma que passava pela passarela.

Ao final, a musa da Expoama agradeceu pelo carinho, se disse orgulhosa pela vitória e prometeu empenho para desempenhar seu papel durante a exposição agropecuária, que este ano ocorre entre os dias 7 e 15 de julho.

Campeãs
Nome: Ohana Silva Santos / Nascimento: 21/11/92 / Signo: Escorpião / O que destaca em si mesma: Olhos / Frase: “Nunca aceite críticas de quem não conhece suas lutas diárias”.

Nome: Jamila Azevedo / Nascimento: 06/04/89 / Signo: Áries / O que destaca em si mesma: As pernas / Frase: “Abençoada por Deus”.

Nome: Bruna de Moraes Brito / Nascimento: 22/02/94 / Signo: Peixes / O que destaca em si mesma: Olhos / Frase: “As flores são bonitas em qualquer lugar do mundo, muita gente tem forma, mas não tem conteúdo...”. (Fonte: CT Online)

sábado, 16 de junho de 2012

Coluna Linha Cruzada (16/06)

Trabalhadores rurais assentados nas proximidades da Vila Mozartnópolis, popularmente conhecida por “Racha Placa”, município de Canaã dos Carajás, interditaram na quinta e nesta sexta-feira (15) uma estrada de acesso ao projeto de cobre Serra Sul que a Vale está construindo.
Os colonos alegam que a Vale não vem cumprindo com alguns compromissos celebrados com aquela comunidade.
Em conversa por telefone com a assessora de Imprensa da Vale, Fernanda Lacerda, ela confirma a ocupação, mas garante que a situação já havia sido normalizada, ficando de oficializar o fato por meio de nota, mas até o fechamento desta coluna o e-mail não havia chegado.
O Disque Denúncia de Parauapebas, que opera pelo telefone 3346-2250, recebeu 6.457 ligações no período de janeiro a maio deste ano, entre elas, 1.989 denúncias e 3.607 atendimentos diversos.
Os crimes mais denunciados foram perturbação da ordem pública, contra pessoa, tráfico de substâncias entorpecentes, contra o patrimônio e crime contra criança e adolescentes.
Do total de denúncias recebidas, o sistema obteve 929 respostas dos órgãos competentes, enquanto 442 estão sendo averiguadas.
Das denúncias com resultado positivo, a coordenação do DD ressalta a prisão de Tiago Pereira Lima, ocorrida no dia 14 de maio.
Tiago e mais um indivíduo foram denunciados por terem cometido um homicídio no dia anterior, no Bairro Nova Vida (caso noticiado no CT).
Muita gente tem questionado quanto custa um vereador em Parauapebas para os cofres públicos municipais.
O jornalista Zinho Bento fez as contas, afirmando que a Câmara Municipal recebe por mês R$ 1,9 milhão e, como é composta por 11 vereadores, cada um tem um custo de 172 mil reais por mês para o bolso do contribuinte.
Se esse dinheiro fosse usado para pagar salário de 600 reais para trabalhador, atingiria 287 pessoas, por vereador.
Como são 11 edis, o total de pessoa atingida chegaria à casa de 3.157, número este de gente que é superior na constituição de muitas cidades brasileiras.
Segundo a secretaria da Casa de Leis, o “salário” dos vereadores não ultrapassa a casa dos 5 mil reais por mês, cujo total de despesa com a folha dos vereadores é 55 mil reais.
A folha de pagamento dos funcionários da Casa (onde tem alguns que ganham mais que os vereadores) chega a 350 mil reais.
A outra despesa maior que o Legislativo vem tendo no momento é com a construção do prédio da nova Câmara, que consome por mês 600 mil reais.
Somando o salário dos veadores, folha de pagamento dos funcionários e mais despesa com construção, chega-se a um valor de R$ 1.005.000,00, ficando o Poder Legislativo com a soma de R$ 895 mil para gastar com funcionamento e despesas diversas, que ninguém explica com detalhes como acontece.
A Casa de Leis está colocando na internet um Portal da Transparência, que promete mostrar tudo que se passa no Legislativo, para que o povo tome conhecimento para onde vai tanto dinheiro.
Neste final de mês acontecem as convenções da maioria dos partidos que irão disputar as eleições de outubro próximo.
Os verdadeiros candidatos a prefeitos devem aparecer e os que se propagaram como pré-candidatos e não tiverem espaço dentro do espaço político ficarão assistindo.
Bom final de semana,

Festival Junino homenageia centenário de Luiz Gonzaga

A Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup) anunciou a realização do 10º Festival Jeca Tatu para o período de 24 de junho a 1º de julho, na Praça de Eventos, centro da cidade, com o tema “O Centenário de Luiz Gonzaga”.

Considerando a tradição do festival, serão construídos o Coreto, a Casa da Roça e a Capela de Santo Antônio na Praça de Eventos, que ficará cercada por barracas enfeitadas com motivos juninos, enquanto o centro da praça servirá de espaço para as quadrilhas se apresentarem ao público.

Fórum
No último sábado (9), a Liajup e a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) realizaram o 2º Fórum de Cultura Junina de Parauapebas, com o tema “Promover e fortalecer é direito de todos”. Na oportunidade, foram debatidos os eixos “Aspecto socioeconômico e cultural das festividades juninas em Parauapebas: ontem, hoje e amanhã”; “O papel do poder público no fomento às atividades culturais no município; e “A festa junina: breve panorama a nível de Brasil e seus contrastes naturais”.

As apresentações extras tiveram destaque na programação, com o músico Beto di Mayo embalando o almoço com um repertório bem tradicional do mês de junho. O público presente ainda teve a oportunidade de dar sua palhinha. O almoço teve como prato principal uma feijoada, servida a todos os participantes.

Ainda, fazendo parte do evento, foram realizadas oficinas de desenho e pintura com o instrutor Tiago Tigo, encerrando com a apresentação dos alunos da Escola de Música Municipal “Maestro Waldemar Henrique".

Fizeram parte das mesas Mário Alves, presidente da Liajup; o secretário interino de Cultura, Afonso Camargo; o presidente do Conselho de Cultura, Vicente Reis; além de representantes da literatura e artes cênicas, artes visuais e patrimônio cultural da Secult, entre outros.

Programação do festival
24 de junho (domingo): apresentação de quadrilhas e grupos folclóricos; visitação à Casa da Roça; serviços na praça de alimentação; e apresentação da banda Forró Pé de Serra.
25 de junho (segunda): carroçada, apresentação das quadrilhas de escolas municipais, concursos da Rainha. Jeca e da Miss Caipira Gay; e apresentação de Beto Di Mayo e Banda Nó de Arueira.
26 de junho (terça): apresentação de quadrilhas mirins e concurso Jeca Tatu 2012, cortejo cultural das quadrilhas e banda Forró Pé de Serra.
27 de junho (quarta): concurso intermunicipal de quadrilhas e shows no espaço do coreto.
28 de junho (quinta): apresentação das quadrilhas do grupo B e C, e grupos musicais; banda Tecnomania, Trio Nordestino e exposições no coreto.
29 de junho (sexta): apresentação da quadrilha do grupo A e shows.
30 de junho (sábado): exibição do grupo A, show com Forró na Dose e “Monteirinho do Acordeon”.
01 de julho (domingo): mostra dos resultados e show nacional.

Rio +20

by J.Bosco

Inicia neste sábado campanha contra paralisia infantil

Inicia neste sábado (16), em todo o país, a Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil. Em Parauapebas, a Secretaria Municipal de Saúde tem como objetivo imunizar 18.419 crianças até o dia 7 de julho, quando encerra a campanha.

Os pais e responsáveis por crianças de 0 a 5 anos devem levá-las aos postos de vacinação para receberem a dose contra a poliomielite.

No Pará, 773.517 crianças receberão uma única dose da vacina oral, mesmo que já tenham sido imunizadas anteriormente. As únicas contraindicações à vacina são febre maior que 38 graus, vômito e diarreia.

Na expectativa de alcançar a meta, a exemplo do que aconteceu na primeira e segunda etapas de 2011, a prefeitura anuncia promover várias atividades para envolver as crianças, como troca de ingressos para sessões no cinema pela carteira de vacina, atestando a vacinação de crianças menores de cinco anos, e sorteio de brindes.

Neste sábado (16), dia da abertura da campanha, considerando o Dia D, a vacina será disponibilizada em vários pontos da cidade, como escolas, creches e igrejas. Além disso, será realizado, no Hospital Municipal Teófilo Soares, o “Arraiá da Criançada”.

A vacina contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. Essa estratégia é fundamental para garantir a erradicação da doença, porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

COMUNICADO

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa que se encontra disponível no site www.fadesp.org.br/ a lista de candidatos ao cargo de Agente Comunitário de Saúde (ACS) convocados para as próximas etapas do concurso.

A 2ª etapa consistirá de prova objetiva, a ser elaborada pela FADESP. A prova será de caráter eliminatório e classificatório, composta de 30 questões, a ser realizada após o curso introdutório de formação inicial que será ministrado pela Prefeitura de Parauapebas no período de 18 a 22/06/2012

Já a 3º etapa do concurso será a prova de títulos. Os candidatos deverão protocolar seus documentos referentes à prova pessoalmente ou através de procurador, no período de 19 a 22 de junho de 2012, no horário das 8 às 12 horas, na Semsa (anexo I), Departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, situada na Rua B, nº 360, Bairro Cidade Nova, Parauapebas, conforme regras do itens 9 do Edital n°01/2012/PMP/Semsa.

Prefeitura Municipal de Parauapebas
Assessoria de Comunicação Social

quinta-feira, 14 de junho de 2012

População de Parauapebas continua sofrendo com falta de água

Fotos: Francesco Costa

Moradores de vários bairros de Parauapebas continuam penando com a falta de água tratada nas torneiras das residências. Caixas, tanques, baldes, bacias e outros de tipos de vasilhames são vistos diariamente por toda parte da cidade, mas são indispensáveis para quem quer ter água tratada em casas e comércios.

Essa deficiência é confirmada pela moradora Lucilene Jardim Barros, do Bairro Liberdade II, um dos mais prejudicados com a constante falta do precioso líquido. A dona de casa qualifica a busca pelo atendimento de água através de carro-pipa como “humilhante”. “Já passei dias sem um pingo de água em casa, e eles só entregam o produto quando a gente já está à míngua”, reclama Lucilene Jardim, adicionando que naquele bairro é normal faltar água até três semanas, nos pontos mais altos.

Outra moradora do Bairro Liberdade II, Joana de Sousa, disse ter desistido da água fornecida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) e optou pela água de poço que, mesmo não sendo a mais segura, é a única com a qual ela pode contar.

No Bairro Betânia, a situação não é diferente, pois por ali muitas pessoas cansadas de esperar pela água trazida por caminhão-pipa optaram por poços amazonas e até artesianos...

Unidades de saúde da família são entregues nos bairros da Paz e Liberdade II

Fotos: Helder Messiahs

Em meio a muita alegria, autoridades municipais, servidores públicos, imprensa e comunidade participaram da cerimônia de inauguração das Unidades de Saúde da Família (USF) na terça-feira (12) e quarta-feira (13), nos bairros Liberdade II e Da Paz, respectivamente.

As unidades contam com serviços de consulta médica, enfermagem e realização de exames, como coleta de PCCU (Prevenção de Câncer de Colo Uterino), teste do pezinho, vacinas, curativos, consultas com nutricionista, odontológicas, acompanhamento de pré-natal, além de outros serviços que não são de urgência e emergência.

“Estou muito feliz pela inauguração desta unidade, pois, com toda esta estrutura, agora ficará mais fácil cuidar da minha saúde e da minha família”, declarou João Virgíneo Neto, presidente da Colônia dos Pescadores de Parauapebas (Copespa) e morador do Bairro Liberdade.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Alex Pamplona Ohana, a inauguração das USFs significa o cumprimento de metas importantes para o município. “É com enorme satisfação que entregamos essa unidade para a comunidade, proporcionando acompanhamento ampliado de todas as famílias auxiliadas”, disse.

A USF trabalha com equipes compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, sendo responsável pelo cadastramento e o acompanhamento da população.

Estrutura
Cada estrutura de USF contém estacionamento, recepção ampla, sala de coleta para exames laboratoriais, seis consultórios, sala de preparo do paciente, dois consultórios odontológicos, sala de curativo, copa, banheiros masculino e feminino, sala para inalação e aplicação de injetáveis, sala de teste do pezinho; sala de marcação de consulta, sala para gerência da Unidade, farmácia e auditório com capacidade para aproximadamente 50 pessoas.

Prefeitura Municipal de Parauapebas
Assessoria de Comunicação Social

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Servidores públicos municipais têm reajuste salarial de 10,76%

Ascom/CMP
Os projetos de leis nº 023 e nº 026, que tratam, respectivamente, do reajuste geral anual dos servidores públicos dos poderes Executivo e Legislativo de Parauapebas, foram aprovados por unanimidade durante a sessão da última terça-feira (12) da Casa de Leis.

As propostas, que foram apreciadas em discussão única, autorizam a Prefeitura de Parauapebas e a Câmara Municipal a conceder reajuste de 10,76%, produzindo seus efeitos retroativos ao dia 1° de maio de 2012.

Os projetos têm como objetivo recompor as perdas salariais sofridas em decorrência da inflação, ou seja, visam garantir o poder aquisitivo dos salários, como prevê a Constituição Federal, não se tratando, efetivamente, de um aumento salarial.

Segundo o vereador Odilon Rocha (PMDB), a proposta de reajuste já tinha sido amplamente discutida pelo sindicato da categoria. “Trata-se da perca salarial e é um ganho real muito pequeno, inclusive, mas já é muito significante na folha de pagamento de cada servidor, pois faz diferença. É bom destacar que não seria justo que aprovássemos apenas o reajuste dos servidores do Executivo e deixássemos os do Legislativo desamparados”, observou o vereador.

Já o vereador Adelson Fernandes (PDT) achou que o percentual acordado poderia ser maior. “Que bom que chegaram a um consenso sem as extremas discussões que sempre ocorrem. É um reajuste merecido, acima da inflação, mas fiquei um pouco contrariado, porque não chegou a um número ideal, poderia ser 12%”, destacou.

O percentual de reajuste foi calculado com base no Índice de Preços ao Consumidor da Região Metropolitana de Belém, justificando-se pelo alto custo de vida de Parauapebas. Os dois projetos entram em vigor neste mês de junho.

terça-feira, 12 de junho de 2012

MA: Índios guajajaras estão tirando sustento de lixão em Grajaú

Uma reportagem exibida no JMTV 2ª Edição da última segunda-feira (11) mostrou a situação em que estão vivendo os indígenas guajajaras que, por falta de assistência, têm migrado para as periferias das cidades do Maranhão.

Segundo a guajajara Libiana Pompeu dos Santos, as crianças estão morrendo. "Falta atendimento de saúde para diarreia, gripe, pneumonia", contou. A indígena faz parte de um grupo de representantes dos guajajaras que procuraram o Ministério Público Federal para denunciar a falta de assistência médica, além da ausência de medicamentos e transporte.

Em vídeo, o repórter Sidney Pereira mostrou uma tribo que está vivendo em uma oca de lona e papelão montada na periferia de Grajaú, a 555 quilômetros de São Luís. No lugar, indígenas grávidas e crianças passam o dia à espera dos caminhões de limpeza urbana sob nuvens de fumaça, em meio a urubus. O objetivo é encontrar algo, em meio ao lixo, que ajude no sustento da família.

O risco de contaminação é maior porque, muitas vezes, eles acabam consumindo alimentos encontrados em meio ao lixo hospitalar, onde podem ser encontrados seringas e medicamentos usados. (G1 MA com informações da TV Mirante)

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Internet no Brasil supera marca de 80 milhões de pessoas

O número total de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) atingiu 82,4 milhões no primeiro trimestre de 2012, segundo pesquisa realizada pelo Ibope. O levantamento aponta um crescimento de 3% sobre os 79,9 milhões do mês anterior e de 5% sobre os 78,2 milhões do primeiro trimestre de 2011.

O número de usuários ativos em casa ou no local de trabalho em abril de 2012 foi de 48,9 milhões, o que significou diminuição de 1,7% na comparação com o mês de março e crescimento de 14% sobre os 42,8 milhões de abril de 2011, indicou a pesquisa.

A quantidade de usuários ativos em residências em abril de 2012 foi de 40 milhões de pessoas, que correspondeu a uma diminuição de 2,2% sobre o mês anterior e um crescimento acumulado de 14,2% sobre abril de 2011.

Na comparação com o mês anterior, em abril houve crescimento proporcional da audiência dos sites de hotéis (3,2%), gastronomia (5,5%), eventos (14,2%) e das multicategorias e notícias de finanças (4,3%) e estilos de vida (8,2%).

Os sites de hotéis também lideram em crescimento no período de um ano. O aumento foi de 198%, puxado, sobretudo, pelos sites que oferecem descontos em serviços de hotéis no estilo compras coletivas.

Também vem crescendo a audiência de sites de humor, principalmente nos últimos dois meses, acumulando em um ano evolução de 72%. As páginas de humor que estão fazendo mais sucesso são as que têm suas piadas e charges distribuídas em sites de redes sociais. (Agência Rio)

domingo, 10 de junho de 2012

Fogueira

by J.Bosco

sábado, 9 de junho de 2012

Comerciante denuncia impacto ambiental provocado por lixão

Fotos: Waldyr Silva



O comerciante Gilson Moreira Farinha, 48 anos, dono de uma propriedade rural localizada em frente ao depósito municipal de lixo, na estrada de acesso à zona rural, em Parauapebas, procurou a reportagem na última quinta-feira (7) para denunciar que os resíduos domésticos e industriais jogados no lixão vêm provocando enormes prejuízos para o meio ambiente, particularmente para a propriedade dele, uma vez que o chorume produzido pelo acúmulo de lixo atravessa toda a sua área e desemboca no Rio Parauapebas.

Além do chorume e do mau cheiro exalado pelo lixão, Gilson Farinha reclama também que estes problemas vêm atraindo centenas de urubus para a sua chácara, conduzindo alimentos podres e espalhando na propriedade. Por achar fácil, o gado consume estes detritos e por isso muitas cabeças de reses já morreram. “Só este ano eu perdi quatro vacas e duas éguas”, revela.

Segundo ainda o denunciante, a quantidade de urubus que saem do lixão e sobrevoam a fazenda vem destruindo várias árvores de grande poste localizadas à margem esquerda do Rio Parauapebas, fato que, somado ao chorume, provoca grande prejuízo para o meio ambiente.

Gilson Farinha atribui o impacto ambiental provocado pelo lixão às administrações municipais da ex-prefeita Bel Mesquita e do atual prefeito Darci Lermen, “que nunca se preocuparam em extinguir o depósito de lixo e procurar outra área longe da zona urbana da cidade”.

Ele lembra que há cerca de quatro anos um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi celebrado pelo Ministério Público para que a prefeitura acabasse com o depósito de lixo e adquirisse outra área, mas a determinação da Justiça foi desrespeitada até hoje, havendo apenas a construção de muro na área e a criação de um aterro sanitário.

O denunciante admite que com a criação do aterro sanitário o problema do mau cheiro amenizou, mas, por outro lado, piorou, principalmente na época de inverno, quando o chorume do lixo escorre para sua propriedade e cai no Rio Parauapebas...