terça-feira, 9 de outubro de 2012

Valmir da Integral é eleito prefeito de Parauapebas com quase 20 mil votos de diferença

Waldyr Silva
Prefeito eleito posa com os três filhos
O empresário Valmir Mariano Queiroz, 65 anos de idade, conhecido por Valmir da Integral, do Partido Social Democrata (PSD), foi eleito o novo prefeito de Parauapebas, obtendo nas urnas 49.080 votos (55.71% dos votos válidos) contra 29.090 votos (33.02%) conquistados pelo segundo colocado, o petista José das Dores Couto, Coutinho, uma diferença de 19.990 sufrágios.

Dos 15 vereadores eleitos em Parauapebas, três foram reeleitos, dois voltam a exercer cargo legislativo e dez vão atuar pela primeira vez na Câmara Municipal.

O juiz eleitoral Líbio Araujo Moura, titular da 75ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás, havia previsto anunciar o resultado das eleições por volta das 20 horas, mas o anúncio oficial foi antecipado para as 19h44, revelando os nomes dos prefeitos e vereadores eleitos nos dois municípios de sua jurisdição.

Um telão e cadeiras foram instalados no meio da rua nas proximidades do Cartório Eleitoral para o povo e a imprensa acompanhar os resultados da apuração dos votos. Tão o resultado final foi anunciado pelo juiz, eleitores simpatizantes do prefeito eleito Valmir da Integral saíram às comemorando a vitórias, numa grande movimentação na cidade.

Em rápidas declarações prestadas à imprensa, Valmir da Integral se disse surpreso com a diferença de quase 20 mil votos, pois achava ser vitorioso com cinco a seis mil votos acima do segundo colocado.

Na conversa com a imprensa, o prefeito eleito agradeceu a Deus, aos colaboradores de campanha e, principalmente, aos 49.080 eleitores que votaram em seu nome. “Agora, vamos enrolar as bandeiras azuis e vermelhas e pensar em fazer uma administração voltada aos interesses de toda a população, pois fui eleito para ser um prefeito para todos os habitantes de Parauapebas”, enfatizou Valmir da Integral.

ELEIÇÃO TRANQUILA
Na avaliação do juiz Líbio Moura, a eleição em Parauapebas e Canaã dos Carajás foi uma das mais tranquilas realizadas na história dos dois municípios, onde geralmente a disputa acirrada dos concorrentes pelo poder chega às vias de fato.

O magistrado atribui esta tranquilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos serventuários do Cartório Eleitoral, durante os últimos três meses, com apoio das polícias Militar e Civil, e também dos concorrentes ao pleito.

Da madrugada até a votação de domingo, segundo Líbio Moura, foram detidas apenas quatro pessoas, por distribuir santinhos nas ruas. Por volta de 1 hora da madrugada, elementos, até então desconhecidas da polícia, tentaram arrombar a grafia do Jornal O Regional, para resgatar suposto material de calúnia que estaria sendo impresso, segundo o delegado Antonio Miranda, os bandidos não conseguiram adentrar a gráfica, mas violentaram fisicamente um funcionário da empresa.

Nenhum comentário: