terça-feira, 30 de outubro de 2012

Momentos comoventes na caminhada do Círio

Waldyr Silva
A caminhada do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, realizada na noite do último sábado (27) em Parauapebas, foi marcada por muita emoção provocada pelos fiéis mais fervorosos que acompanharam a procissão ao longo de seu percurso.

A procissão saiu da Igreja de Bom Jesus de Nazaré, no Bairro da Paz, com destino à Igreja matriz de São Sebastião, no Bairro Cidade Nova, passando pela Rua Sol Poente, até a Igreja Nossa Senhora Aparecida, e depois pegando as ruas de Cidade Nova.

O Círio deste ano, o 8º a se realizar na cidade, contou com um número bem maior de participantes, que já começam a vir de cidades vizinhas para participar da festa católica.

A corda que cerca a berlinda onde fica a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que já tem uma guarda especial para conduzir a mesma, foi aumentada em seu tamanho, e os promesseiros que carregam a mesma já se somam aos milhares, numa demonstração de fé cada vez maior.

Durante todo o percurso da procissão, a berlinda teve que fazer dezenas de paradas para um pequeno ato de agradecimento ao altar instalado na porta de comércio ou residência, que pediam uma bênção especial, procedimento este que acontece em todos os locais onde se realiza o Círio no Pará.

A manifestação de fé era ainda vista em muitas residências no percurso da procissão, onde as pessoas fizeram questão de colocar sua gratidão de amor à Mãe de Deus.

O cortejo contou com a presença de todos os padres que trabalham nas paróquias da cidade, e mais a presença do padre Luiz Weber, hoje prestando serviço na Diocese de Marabá.

A peregrinação durou mais de duas horas, e muitas pessoas já traziam objetos, mostrando que foram beneficiadas com graças pedidas e atendidas por Nossa Senhora de Nazaré.

Na praça da Igreja de São Sebastião, a imagem da santa foi retirada da berlinda e levada para o altar improvisado num palco, onde aconteceu a missa campal concelebrada pelos padres presentes. Para encerar a noite, houve a tradicional queima de fogos com show pirotécnico, marcando o final de mais um Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Parauapebas.

Nenhum comentário: