terça-feira, 4 de setembro de 2012

Brigadistas controlam fogo na Floresta Nacional de Carajás

Fotos: ICMBio


Depois de duas semanas tentando apagar o incêndio que atingiu aproximadamente 400 hectares de mata virgem da Floresta Nacional de Carajás, finalmente os brigadistas e demais pessoal de apoio conseguiram, neste final de semana, controlar o fogo.

Em declarações prestadas à reportagem por telefone na manhã desta segunda-feira (3), em Parauapebas, o chefe substituto da unidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Carajás, Marcus Vinicius Mendonça, explicou que o combate do incêndio contou com o importante apoio do Prevfogo/Ibama, que enviou 14 brigadistas da Brigada Municipal de Itupiranga e um coordenador do Estado do Alagoas, além de reforço aportado pela Vale na infraestrutura com mais um helicóptero de combate e um grupo de bombeiros civis especializados.

Outro fator apontado por Marcus Vinicius que contribuiu para conter as chamas nas matas da floresta foram as chuvas ocorridas nos dias 29 e 30, “mesmo sendo rápidas e curtas”.

Segundo ainda o chefe substituto da unidade ICMBio em Carajás, a área queimada já se encontra toda cercada por aceiros mecânicos e manuais, além de um pequeno igarapé considerado uma barreira natural ao avanço do fogo.

Apagadas as chamas, o ICMBio agora faz o trabalho de rescaldo e monitoramento das linhas de defesa, mas a extensa área e a densa vegetação queimada vêm dificultando a operação, devido à grande ocorrência de focos de requeima na área atingida.

Assim, o incêndio só será considerado totalmente extinto após a conclusão da operação rescaldo, que, segundo Marcus Vinicius, deve perdurar mais 15 ou até 20 dias.

Nenhum comentário: