quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Ação social do Exército oferece atendimento de saúde à comunidade

Fotos: Ronaldo Modesto


Inserida na programação da “Operação Parauapebas”, desenvolvida no período de 28 de agosto a 4 de setembro nos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás pelo Exército Brasileiro, sob a coordenação da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, com sede em Marabá, a Ação Cívico Social (Aciso) do EB atendeu no último sábado (01), no Posto de Saúde do Bairro da Paz, 270 pessoas com atendimento médico, odontológico e palestras sobre prevenção de doenças.

A Aciso contou com os trabalhos de dezenas de profissionais de saúde da corporação do Exército Brasileiro e da Secretaria Municipal de Saúde, nos serviços de consulta médica, tratamento dentário, aferição de pressão arterial, palestra sobre saúde e até distribuição de medicamentos.

Para animar o evento, houve apresentação da banda de música da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, que interpretou marchinhas antigas e canções da atualidade, sendo aplaudida pela comunidade presente.

Denominada “Mão amiga”, a Ação Cívico Social do EB em Parauapebas contou com a participação do general de brigada Estevam Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira, comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva.

Em declarações prestadas à reportagem, o general Theóphilo Oliveira destacou que em todas as operações de treinamento da tropa do Exército são realizadas, paralelamente, atividades de atendimento à população do município. “E aqui em Parauapebas não poderia ser diferente, pois estamos fazendo jus ao nosso lema ‘mão amiga’, colaborando com a comunidade que nos acolheu, dando em troca orientações e serviços de saúde”, declarou o general de brigada.

Dentre as pessoas atendidas na Ação Cívico Social do EB, o mototaxista Euclides Torres Duarte, que acabara de ser atendido com aferição da pressão arterial, declarou que estava muito satisfeito em ser atendido no posto de saúde, “pois há dias eu planejava medir a minha pressão, e aqui foi muito fácil”.

A dona de casa Maria José Oliveira também se valeu dos serviços de saúde gratuitos oferecidos pelo Exército Brasileiro e Secretaria Municipal de Saúde, levando o filho menor de idade para receber serviços de limpeza nos dentes.

Nenhum comentário: