sábado, 18 de agosto de 2012

Moradores da VS 10 interditam estrada e exigem asfalto

Fotos: Ronaldo Modesto


Dezenas de moradores do complexo de bairros localizados ao longo das duas margens da estrada VS 10 (Via Secundária), na saída para o município de Canaã dos Carajás, em Parauapebas, interditaram por volta das 4 horas da madrugada desta sexta-feira (17) aquela via, colocando no meio da pista pedaços de madeira e pneus velhos e atearam fogo, impedindo a passagem de veículos no local.

A reportagem esteve no local do interdito na manhã de ontem (sexta-feira) e conversou com alguns manifestantes, os quais afirmam que não aguentam mais a quantidade de poeira provocada pela enorme quantidade de veículos que transitam no trecho da estrada VS 10 onde não há asfalto.

De acordo com a moradora Thiara Sabina Cardoso de Souza, as comunidades mais prejudicadas com a falta de asfalto são dos novos bairros de São Luís, Panorama, São Raimundo e dos demais loteamentos que estão se formando na área.

A dona de casa denuncia que, dos 4.200 metros de asfalto prometidos pela prefeitura, só foram feitos 1.900 metros, “e agora nós estamos reivindicando não só o restante do asfalto prometido, mas toda a extensão da VS 10, até a rodovia PA 160, num percurso de 9 quilômetros, além de outras infraestruturas básicas”.

Quem também amplia o coro das reclamações é o pai de família Raimundo Barbosa Araújo, conhecido por “Raimundo da VS 10”. Ele diz que a maioria dos moradores da região exige que o asfalto seja aplicado ao longo da estrada, mas ele se contentaria se os serviços de asfaltamento se estendessem até o novo Bairro Panorama, pois assim a redução da poeira atingiria milhares de moradores.

“Raimundo da VS 10” denuncia que, com a intensa movimentação de veículos na estrada de chão e a consequente formação de poeira, muitos acidentes de carros e motos já foram registrados este ano, inclusive com vítimas fatais.

O manifestante Joaci Silva Lago aproveitou a reportagem para informar que a estrada foi interditada em dois pontos: no local onde o asfaltamento acabou, em frente ao Bairro Parque das Nações, e a alguns metros depois de um matadouro particular. “Somos cidadãos e merecemos respeito”, enfatizou o morador, assegurando que o manifesto só teria fim quando a comunidade fosse atendida pelo poder público.

ESTE ANO, NÃO
Procurada pela reportagem para se reportar sobre o assunto, a jornalista Karine Gomes, da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura, informou que a administração municipal este ano não vai dar continuidade aos serviços de asfaltamento do restante da VS 10, mas garantiu que a pista será toda revitalizada com encascalhamento, até a rodovia PA 160.

Nenhum comentário: