sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Governo federal prepara medida provisória para reduzir em 10% o custo da energia elétrica

O custo da energia elétrica poderá baixar em pelo menos 10% para consumidores e indústria com a extinção de alguns encargos setoriais. A informação foi antecipada na última semana pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Ele explicou que o governo federal está preparando medida provisória, que deverá chegar ao Congresso em agosto, prorrogando as concessões de energia elétrica, com extinção de encargos setoriais. “Essa é mais uma das medidas de incentivo à economia que estão sendo estudadas pelo governo Dilma”, afirmou o ministro.

A decisão, segundo o deputado federal Weliton Prado (PT-MG), integrante da Comissão de Minas e Energia da Câmara, é aguardada com otimismo pelo parlamentares e pela sociedade. “A redução do custo da energia é uma luta antiga nossa. Com essa medida provisória, a presidenta Dilma mostra estar sintonizada com o que pensa o Congresso Nacional e com o que deseja a população”, afirmou o deputado.

Na sua avaliação, a redução poderá atingir percentuais superiores aos 10% estimados pelo governo. “Para a indústria, a redução deverá ficar nos 10%, mas já temos estudos que revelam que para o consumidor residencial o preço final da energia elétrica poderá ficar até 30% menor”, afirmou Weliton Prado, acrescentando que existe uma comissão especial na Câmara que vem realizando esses estudos e fazendo projeção dos custos. “Pelo que foi apurado e analisado até agora, há grande possibilidade de conseguirmos uma redução maior”, acrescentou. (Fonte: Informes)

Nenhum comentário: