quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Famílias protestam e exigem água

Fotos: Ronaldo Modesto

Moradores de um trecho da Rua Teotônio Vilela e adjacências, no Bairro Liberdade II, em Parauapebas, interditaram a via pública na manhã da última terça-feira (7), colocando baldes vazios e entulhos no meio da rua, em protesto pela falta de água tratada em suas residências.

Os manifestantes alegam que, por morar numa parte alta da rua, a água não chega com frequência nas torneiras das residências, deixando-os por vários dias sem o precioso líquido e obrigando os consumidores a peregrinar com lata na cabeça em busca de água na parte mais baixa do logradouro.

Falando à reportagem, o morador Ivaldo Silva Vieira frisou que, na falta de água da rua, ele se utiliza de um poço de um vizinho para captar água para as atividades domésticas, “mas nem sempre o vizinho está disponível pra gente buscar água lá, até porque ele trabalha fora casa e não é obrigado a nos ceder água”.

Segundo Ivaldo Vieira, a manifestação com a rua interditada teve como objetivo chamar a atenção das autoridades responsáveis pela distribuição de à população da cidade.

Quem também reclama da falta de água nas torneiras é a dona de casa Francisca Alves Braúna. Segundo revelou, há dias que ela não consegue água nem para o pai dela, que é doente e vive numa cadeira de rodas, tomar banho e para as necessidades básicas da casa dela.

Por sua vez, o consumidor Dilson Wellington Moreira Reis informou que a comunidade daquela cercania já apelou junto ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) para, na falta de água nas torneiras, ser contemplada com a distribuição de água por meio de carro-pipa, mas o pleito não foi atendido.

Em contato com a direção do Saaep, a Assessoria de Comunicação da autarquia respondeu que dentro em breve, com a inauguração da nova estação de captação de água do Bairro Liberdade II, aquela comunidade será beneficiada com o precioso liquido em suas casas, sem interrupção.

Nenhum comentário: