terça-feira, 24 de julho de 2012

Usuários reclamam de novas paradas de vans em Parauapebas

Fotos: Ronaldo Modesto


Usuários que utilizam diariamente o transporte público de passageiros em Parauapebas reclamam que os novos abrigos que estão sendo instalados nos pontos de vans e ônibus não têm nenhuma serventia, segundo eles, pois não protegem os passageiros nem do sol e nem da chuva.

A passageira Selma Alves da Costa, do Bairro Cidade Nova, sugere que os abrigos fossem construídos com proteção nas laterais e no fundo, para o usuário se defender da chuva e sol. Como os abrigos não dispõem destes dispositivos, os passageiros se protegem sob marquises de construções, quando há algumas nas proximidades das paradas.

Quem também relama dos modelos dos abrigos é Raimundo Nonato dos Santos, residente no Bairro Novo Horizonte, observando que a população da cidade passa um tempão esperando transporte público sob sol e chuva, “e agora a prefeitura manda fazer os abrigos que não abrigam nada”.

Alguns usuários que se encontravam na manhã desta segunda-feira (23) esperando transporte coletivo em um dos novos abrigos agradeceram a iniciativa da prefeitura em instalar abrigos para passageiro pegar condução.

“A população agradece a colocação desses abrigos, mas acho que já era tempo de o poder público oferecer proteção para o usuário, que fica exposto ao sol e à chuva enquanto espera uma van”, declarou a dona de casa Maria de Jesus de Oliveira, residente no Bairro União.

Já o usuário Rubervaldo Batista dos Reis sugeriu que a própria população zelasse do patrimônio público, pois muitos dos abrigos são danificados pelas próprias pessoas que se servem das paradas de vans e de ônibus.

De acordo com o diretor do DMTT, Levindo Araújo Ferraz, serão construídos 150 pontos de vans e ônibus na cidade, contemplando todos os bairros com o benefício, que teve início há duas semanas. Os abrigos estão sendo instalados na cidade por uma empresa contratada pelo DMTT.

“O material utilizado na obra é de excelente qualidade. Todos os pontos de vans serão regularizados, e onde não existem serão implantados, como, por exemplo, no final do Bairro Guanabara”, detalhou o diretor do DMTT.

Segundo Levindo Ferraz, muitos pontos de paradas de vans não estão em local adequado, motivo pelo qual serão recolocados, recebendo, inclusive, coberturas e assentos para os passageiros ficarem com mais comodidade enquanto aguardam o coletivo.

Uma grande preocupação apresentada por Levindo é a manutenção desses pontos, pois, ainda segundo ele, vândalos acabam destruindo os abrigos, como ocorreu, por exemplo, com uma placa de sinalização na Rua A, arrancada tão logo foi instalada, e outros locais.

Para evitar novos danos, o diretor garante que estão sendo tomadas medidas legais e possíveis para notificar a pessoa que, em caso de reincidência, pagará multa. “As paradas de vans se tornam uma grande preocupação, pois é dinheiro público e todos nós temos a obrigação de preservar”, conclui Levindo, ressaltando que após a implantação da vigilância eletrônica, pelo menos em alguns pontos, será possível identificar os infratores. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: