quarta-feira, 11 de julho de 2012

Só uma mulher na disputa majoritária no sul e sudeste

Como já é conhecimento da maioria das pessoas, às 19 horas do último dia 5 de julho encerrou o prazo para que os partidos políticos apresentassem à Justiça Eleitoral os candidatos com quem pretendem disputar a eleição do próximo dia 7 de outubro.

Os partidos políticos têm enfrentado grande dificuldade para providenciar de última hora mulheres para compor o quadro de candidatos a vereadores. Isto porque na proporcional o programa disponibilizado pela Justiça Eleitoral Candex não conclui se não for preenchido o número de 30% de sexo diferente. Na prática, quer dizer que todos partidos e coligações devem reservar trinta por cento para as mulheres, o chamado sexo frágil.

De uma simples conferência nos candidatos que concorrem à eleição majoritária nas principais cidades das regiões sul e sudeste paraense, apenas no município de Canaã dos Carajás, com 23.793 eleitores, uma mulher lançou-se candidata a prefeita. Trata-se da advogada Marilda Natal.

Marilda Natal, que é presidente do Diretório Municipal do Partido Popular Socialista (PPS), segundo comentários, quebrou todos os preconceitos daqueles que tentaram impedir sua candidatura, pois muitos não acreditaram que uma mulher pudesse lançar-se candidata a prefeita em um dos municípios com a maior renda per capta do sul e sudeste paraense. A advogada Marilda entra pra história de Canaã dos Carajás como a primeira mulher a tentar esse feito.

Nenhum comentário: