domingo, 22 de julho de 2012

Reportagem de jornal da capital deixa Canaã em polvorosa

Uma reportagem publicada no último sábado (21) num jornal da capital do estado, dando conta que a Justiça Eleitoral havia impugnado 524 candidaturas de prefeito, vice e vereadores no Pará, entre estas três candidaturas a prefeito de Canaã dos Carajás, deixou a cidade bastante agitada.

Os candidatos de Canaã dos Carajás que teriam suas candidaturas impugnadas são Jeová Andrade (PMDB), Valdemar da Pavinorte (PSDB) e Itamar Silva (PTB). Os dois últimos perderam o prazo para registrar suas candidaturas e fizeram os pedidos individualmente, enquanto Jeová teria problema na prestação de contas de 2006.

Aproveitando a situação política, pessoas não simpatizantes dos três candidatos acima reproduziram milhares de cópias da matéria veiculada e colocaram na calada da noite de sábado do para domingo debaixo das portas das residências.

Procurado pela reportagem para falar sobre o assunto, o juiz da 75ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás, Líbio Araujo Moura, respondeu que a matéria veiculada no jornal da capital não tem sentido, porque, segundo explicou, a Justiça Eleitoral ainda não julgou nenhum pedido de registro de candidatura, nem tampouco pedido de impugnação de candidatura.

O juiz confirma que o Cartório Eleitoral de Parauapebas recebeu os pedidos de impugnação dos três candidatos de Canaã dos Carajás, por eventuais irregularidades na prestação de contas de pleitos anteriores e perda do prazo para registro de candidatura, mas até agora nenhum dos pedidos foi julgado pelo magistrado e Ministério Público.

Segundo Líbio Moura, até agora não existe nenhum postulante a cargo de prefeito, vice e vereador com suas candidaturas oficializadas ou impugnadas pela Justiça Eleitoral. “Por enquanto, temos em mãos os pedidos de registro de candidaturas e de impugnação também, mas nenhum desses pedidos foi julgado pela Justiça Eleitoral, que tem até o dia 5 de agosto para deferir ou não”, explica o magistrado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Waldir,
Ontem em audiencia aqui em Canaa, o juiz confirmou na presença de todos os impugnados que de fato eles estavam impugnados. O Jeová calou nessa hora.