quarta-feira, 25 de julho de 2012

Reduzir consumo de sal pode diminuir risco de câncer de estômago

Levantamento feito pela instituição World Cancer Research Fund (WCRF), da Inglaterra, revela que um em cada sete casos de câncer de estômago no Reino Unido poderia ser evitado se as pessoas limitassem o consumo de sal para a recomendação diária máxima de seis gramas.

Segundo os dados, a média de consumo diário do alimento pela população é de 8,6 gramas, quantidade 43% maior do que a recomendada. De acordo com os pesquisadores, em geral, o câncer de estômago é diagnosticado em estágio avançado, fazendo com que apenas 15% dos pacientes tenham uma sobrevida por um período maior do que cinco anos.

Por isso, Kate Mendoza, chefe de informação da saúde do WCRF, reforça a necessidade de medidas preventivas. Essa é a sétima causa mais comum de morte no Reino Unido.

De acordo com Kate, 75% do sal que consumimos já está presente em alimentos processados que compramos, na forma de sódio. Assim, o ideal é tirar o saleiro da mesa para não acrescentar o tempero ao prato durante as refeições.

A alta ingestão de sal também está ligada à hipertensão, principal causa de derrames e um importante fator de risco para doenças cardíacas. Uma dieta rica em sódio também foi associada a pedras nos rins e osteoporose.

Dicas de como reduzir o consumo de sódio no dia a dia

Shoyu
O shoyu apresenta redução de, pelo menos, 25% da quantidade de sódio se comparado a versão tradicional. Para diminuir ainda mais a ingestão de sódio no dia a dia, vale mergulhar sushis e sashimis no suco de limão ou ainda em um mix de limão, mostarda, cebola e azeite.

Macarrão instantâneo
Tanto o macarrão quanto o tempero pronto têm grande quantidade de sódio. Por isso, sempre que possível, opte por um macarrão tradicional com molho de tomate caseiro, que é muito mais nutritivo e saudável.

Temperos
Grande parte dos alimentos que consumimos já vem com sódio embutido. Por isso, evite acrescentar sal nas refeições do dia a dia. Ao temperar uma salada, por exemplo, invista em azeite, limão, vinagre e outros temperos.

Congelados
Grande parte dos alimentos industrializados e as preparações congeladas é rica em sódio. O sal atua como conservante desses produtos, então, se o objetivo é reduzir a ingestão de sal, passe reto nessa sessão do supermercado.

Refrigerante
O sódio também está presente em alimentos doces, como refrigerantes. Um copo de 250 ml da bebida contém 17,5 mg de sódio. Se você pensa que a versão light é mais indicada, está muito enganado. A mesma quantidade da bebida light pode oferecer até 38 mg de sódio. Recomenda-se, portanto, investir em sucos naturais ou na água. (Fonte: O Debate)

Nenhum comentário: