terça-feira, 3 de julho de 2012

Parauapebas tem seis candidatos a prefeito para disputar 111 mil votos

Chico das Cortinas
Josenildo Santos e Adelson Fernandes

Valmir da Integral

Mirian Montelo e Rui Vassourinha

Zezinho do Rio Verde

José Coutinho e Bel Mesquita
Dos oito pretensos candidatos a prefeito em Parauapebas, seis homologaram seus nomes em convenções partidárias, e agora se preparam para conquistar os 111.921 eleitores aptos a votar nas eleições deste ano, marcada para o dia 7 de outubro.

Os seis candidatos a prefeito de Parauapebas são o atual vereador José Adelson Fernandes Silva (PDT), que tem como vice o advogado Josenildo dos Santos Silva (PPL); o ex-prefeito Francisco Alves de Souza (PRP), conhecido por “Chico das Cortinas”, cujo vice ficou de ser definido; o ex-secretário municipal de Obras José das Dores Couto (PT), conhecido por “Coutinho”, que tem como vice a ex-prefeita, ex-deputada federal e ex-secretária nacional de Políticas de Turismo Bel Mesquita (PMDB).

Os outros três candidatos são o ex-líder estudantil Rui Hildebrando Alves Santos (PRB), conhecido por “Rui Vassourinha”, tendo como vice a comerciante Mirian Montelo (PRB); o empresário Valmir Mariano de Queiroz (PSD), conhecido por “Valmir da Integral”, que no dia da convenção anunciou como seu vice o médico Francisco Cordeiro Segundo (PSDC), mas depois optou por Ângela Pereira (PTB), esposa do vereador Antonio Massud; e o comerciante Antonio José da Silva Filho (Psol), conhecido por “Zezinho do Rio Verde”, que tem como vice o professor e ambientalista Jesse James (Psol).

COLIGAÇÕES
A candidatura de Adelson Fernandes é formada pelos partidos PDT e PPL; de “Zezinho do Rio Verde” pelo Psol; de “Rui Vassourinha” pelo PRB; e de “Chico das Cortinas” pelo PRP, as três últimas consideradas como “chapa pura”. Já as candidaturas de José Coutinho são coligadas pelo PT, PP, PPS, PSB, PTC, PSC e PCdoB; e de “Valmir da Integral” por PSD, PSDC, PSDB, DEM, PTB, PR e PV.

Os partidos políticos e coligações têm até as 19 horas da próxima quinta-feira (5) para apresentarem no cartório eleitoral de Parauapebas requerimento de registro de candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereador.

Alguns dos partidos e coligações já definiram a quantidade de candidatos que vão disputar as 15 vagas disponíveis na Câmara Municipal de Parauapebas, mas os demais só vão fechar a relação de postulantes ao Poder Legislativo quando as candidaturas estiverem efetivamente registradas na Justiça Eleitoral.

CONVENÇÕES
As últimas convenções partidárias realizadas no último sábado (30), com destaque para as dos candidatos José Coutinho (no ginásio poliesportivo do Beira Rio), “Valmir da Integral” (Escola Eduardo Angelim) e “Rui Vassourinha” (Centro Universitário), movimentaram grande número de militantes e candidatos, que se deslocaram para os locais das reuniões portando camisetas, cartazes, bandeiras e oitos materiais promocionais.

A candidatura de José Coutinho é apoiada pelo atual prefeito Darci José Lermen (PT), que pretende fazer de Coutinho seu sucessor na Prefeitura de Parauapebas.

Pelo movimento registrado nas convenções de PT/PMDB e de PSD/PSDC, esses dois grupos deverão se destacar na disputa para as eleições de outubro próximo, já que as demais convenções apresentaram um número bem inferior de militantes e admiradores.

Nenhum comentário: