terça-feira, 31 de julho de 2012

Faisal Salmen renuncia à recandidatura a vereador

W. Lima
O ex-prefeito, ex-deputado estadual e atual vereador de Parauapebas Faisal Salmen (PSDB) não é mais candidato à reeleição de vereador na coligação que apoia o nome do empresário Valmir Queiroz Mariano (Valmir da Integral), candidato a prefeito pelo PSD.

Faisal Salmen, que é considerado como a liderança maior do PSDB na cidade, sendo o vereador mais votado nas últimas eleições, conquistando 2.942 votos, era candidato à reeleição, e, segundo “pesquisas” extraoficiais, estava novamente com grandes chances de se reeleger para mais um mandato.

A declaração pública aconteceu na última sexta-feira (27), quando Faisal concedeu entrevista a uma emissora de rádio local, onde por mais de uma hora expôs os motivos que o levaram a tomar tal atitude, bem como teceu criticas à coligação da qual o seu partido, o PSDB, faz parte e tem como líder maior o empresário Valmir Mariano.

No dizer de Faisal, Valmir não tem liderança nenhuma dentro da coligação, não manda nem decide nada, e já loteou todos os cargos de secretaria na administração, fazendo uma política que só iria trazer prejuízo para o desenvolvimento da cidade.

Logo de início na entrevista, Faisal fez questão de deixar claro que não vai continuar na luta por estar vivendo um momento especial junto aos seus 4 filhos, dois do primeiro casamento e dois do segundo, que estão lhe cobrando muito em termo de participação afetiva e ativa em suas vidas. Aliado a isto, anunciou a necessidade de ele voltar a exercer a profissão de médico pediatra, para atender cobrança da população e suprir necessidade do mercado, que tem grande falta desses profissionais...

Sobre sua presença dentro do processo desenvolvido pela coligação na qual o seu partido faz parte, Faisal salientou que não se sentia confortável, pois a mesma não representa o anseio do povo e nada de novo dentro do processo, a começar pelo candidato majoritário que já disputou diversas eleições. Sobre Valmir, Faisal foi taxativo ao afirmar que dentro da campanha ele não manda nada, e que tudo começou mal, sendo hoje a mesma um “barco à deriva”, onde Valmir não é o comandante e nem assume o leme para dar direção.

Faisal chegou a afirmar que as secretarias, caso Valmir vença, já foram loteadas, sendo que a de Saúde iria para o PR; Obras para o PTB; e Finança e Administração para o PSDB, ficando o partido do prefeito, caso fosse eleito, praticamente sem nenhuma secretaria.

O vereador terminou a entrevista afirmando que deixa de ser candidato, mas não abandona a política, e no atual processo vai avaliar e analisar as situações, podendo ainda participar do processo que vai culminar com a eleição do futuro prefeito.

PRESIDENTE DO PSDB
Na opinião de José Rinaldo Carvalho, presidente do PSDB em Parauapebas, Faisal provavelmente teria calculado que menos espaço alcançaria em um hipotético governo de Valmir. Antes de renunciar, o agora ex-candidato ameaçou deixar a legenda. Foi avisado que o PSDB pediria imediatamente o mandato com base no estatuto da fidelidade partidária. “A renúncia seria a forma de Faisal mostrar-se imprescindível à campanha de Valmir”, diz o presidente do PSDB, reconhecendo que os estimados 2.400 votos que Faisal traria farão falta ao partido.

Segundo José Rinaldo, esta possibilidade de renúncia de Faisal já vinha sendo avaliada pela direção dos tucanos há bastante tempo e não chegou a ser surpreendente. "Era algo mais ou menos esperado. Ainda bem que foi no início da campanha", frisou.

Um comentário:

jane disse...

Pra mim que sou eleitora fiel de Faisal, sentir como se ele mim desse uma facada pelas costas. Estou totalmente decepcionada com essa decisão.