sábado, 7 de julho de 2012

Duzentos e cinquenta candidatos disputam 15 vagas na Câmara

Fotos: Waldyr Silva


Caso a Justiça Eleitoral não faça nenhuma impugnação de alguns dos nomes apresentados na última quinta-feira (5) no Cartório Eleitoral de Parauapebas, 250 candidatos a vereador vão concorrer às 15 vagas disponíveis na Câmara Municipal nas eleições deste ano. Ocorrendo esta proporção, cada vaga no Legislativo parauapebense vai ser disputada por 16,6 candidatos a vereador.

Dos 250 candidatos, a coligação “Todos por Parauapebas”, composta por PT, PMDB, PP, PSC, PPS, PCdoB, PSB e PTC, que tem como candidato a prefeito José das Dores Couto (Coutinho-PT) e como vice Bel Mesquita (PMDB), concorre nestas eleições com 90 candidatos a vereador, sendo 30 pelas legendas PP e PSB; 30 pelo PMDB e PSC; e 30 por PT, PPS, PTC e PCdoB.

Já a coligação “Mãos que trabalham”, que tem como candidato a prefeito Valmir Mariano Queiroz (Valmir da Integral-PSD) e como vice Ângela Pereira (PTB), unida com PSD, PTB, PSDB, PSDC, PR, PV e PHS, apresenta 83 candidatos a vereador para disputar as 15 cadeiras do Legislativo, na seguinte distribuição: 23 pelo PSD; 30 pelo PTB e PSDB; e 30 divididos entre PSDC, PR, PV e PHS.

As agremiações partidárias do PDT, DEM, PPL, PTN e PRTB, que formam a coligação “Parauapebas em boas mãos” e têm como candidato a prefeito José Adelson Fernandes (PDT) e como vice Josenildo dos Santos Silva (PPL), concorrem às eleições deste ano com 30 candidatos a vereador.

O PRB, que concorre sozinho com o slogan “Vassourinha neles!” e tem como candidato a prefeito Rui Hildebrando Alves Santos (Rui Vassourinha) e como vice Mirian Montelo, apresenta 21 candidatos à Camará de Vereadores, sendo 17 do sexo masculino e 4 feminino.

Por sua vez, o PRP, que também concorre sozinho com o slogan de campanha “Coligação com o povo” e tem como candidatos majoritários Francisco Alves de Sousa (Chico das Cortinas) e Rogério Souza (Rogério da Escola Base Júnior), respectivamente a prefeito e a vice, conta com 16 candidatos a vereador, sendo 11 homens e 5 mulheres.

Por último, apresentando os candidatos a prefeito Antonio José da Silva Filho (Zezinho do Rio Verde) e a vice Jessy James, o Psol apresenta o slogan “Parauapebas nas mãos do povo” e disputa as vagas da Câmara Municipal com 10 candidatos, sete homens e três do sexo feminino...
Candidatos deixaram registro para última hora
Como sempre acontece, e este ano não foi diferente, todos os partidos políticos deixaram para fazer o registro de seus candidatos a prefeito, vice e vereadores na última hora no Cartório Eleitora, localizado no Bairro Cidade Nova.

Às 19 horas de quinta-feira (5) em ponto, os portões do prédio do órgão foram fechados, mas depois deste horário não chegou ninguém atrasado, pedindo para entrar. Todos os representantes de partidos que estavam do lado de dentro da repartição pública para fazer registro de candidatos foram atendidos, Os trabalhos dos serventuários do cartório encerraram por volta das 3 horas da madrugada desta sexta-feira (6), quando a última pessoa foi atendida.

O Cartório Eleitoral atende à 75ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Parauapebas, com colégio eleitoral de 111.921 eleitores, e Canaã dos Carajás, com 23.797 votantes.

Durante todo o dia de quinta-feira, último dia para registro de candidatos, foi grande a movimentação de coordenadores de campanha nos comitês e nas sedes dos partidos em busca de ajustes nos nomes que seriam levados ao cartório.

LISURA NA CAMPANHA
Ouvido pela reportagem, o juiz eleitoral Líbio Araujo Moura informou que pretende fazer com que o processo eleitoral deste ano transcorra com transparência e lisura, com os candidatos respeitando o que determina a legislação eleitoral.

De acordo com o magistrado, que assumiu o cargo na última segunda-feira (2), a Justiça Eleitoral tem até o dia 5 de agosto para analisar todos os pedidos de registro de candidatura, período em que eventuais nomes podem o não ser indeferidos.

Quanto à propaganda política nas ruas da cidade, Líbio Moura informa que ela só pode ser deslanchada depois que as coligações e partidos políticos tiverem em mãos o CNPJ. A autoridade alerta quanto aos limites tolerados de altura de som e horários das propagandas em carros de som e comício.

Nenhum comentário: