quinta-feira, 26 de julho de 2012

Candidatos de Parauapebas podem ficar sem propaganda na TV

Os candidatos de Parauapebas que concorrem nestas eleições aos cargos de prefeito, vice e vereadores podem não contar com a propaganda eleitoral gratuita na televisão este ano. O período da propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio terá início no dia 21 de agosto e encerramento no dia 4 de outubro. A revelação é do chefe de cartório da 75ª Zona Eleitoral, Rafael Xavier Arruda.

Em declarações prestadas à reportagem, Rafael Xavier explicou por telefone que a possibilidade de Parauapebas não contar este ano com propaganda eleitoral gratuita na televisão foi informada ao juiz eleitoral Líbio Araujo Moura pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).

Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, o TRE-PA solicitou à Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) que informasse em quais municípios do estado haveria emissoras de rádio e TV em condições de gerar os programas eleitorais para as eleições 2012.

Em resposta, a Anatel informou que em Parauapebas nenhuma das emissoras de TV estaria apta a fazer essa geração e somente uma emissora de rádio foi qualificada para tal.

Diante da resposta, Rafael Xavier disse ter argumentado com o responsável pelo setor de comunicação do TRE-PA de que a 75ª Zona Eleitoral já participara da propaganda gratuita de rádio e TV em outras eleições, sem, no entanto, convencer o Tribunal.

A cidade de Parauapebas conta hoje com as emissoras de TV Record, Rede Globo, Band, SBT, TV Missão, Rede TV e Cultura, todas RTV, ou seja, que repetem um canal de televisão e segundo a legislação não podem veicular programação ao vivo.

Segundo a Anatel, no Pará apenas os municípios de Belém, Marabá e Santarém contam com geradoras que podem produzir e veicular a programação do horário eleitoral gratuito.

A informação do TRE-PA ainda não é definitiva, pois o Cartório Eleitoral de Parauapebas ficou de encaminhar ofício ao órgão em Belém solicitando esclarecimentos sobre os fatos.

2 comentários:

Nelson Oliveira disse...

Mas a tv liberal, a missão, a tv norte carajás e a redeTV parauapebas exibem programação municipal, sendo que a tv liberal parauapebas tem entradas ao vivo pela manhã.
Não é possível que nós tenhamos que assistir as campanhas de outras cidades e ficar sem base pra escolha na hora do voto

Fox disse...

Mesmo boa parte das pessoas gostando desses momentos, acredito que esses horários políticos gratuitos na televisão não farão muita falta para a maioria dos eleitores. Porque nesses horários, sinceramente,ouve-se muitas promessas, mas, posteriormente, pouco cumprimento. Isso quando não se resolve somente atacar a integridade moral ou vida particular dos concorrentes. É vergonhosos quando se faz um debate entre os candidatos. Ao meu ver, todos, sem exceção, fogem ou ludibriam com belas palavras aquilo que lhe foi perguntado.Tome-se como exemplo as entrevistas feitas recentemente pela Rádio Arara Azul, na pessoa do radialista Demerval Moreno, com os candidatos à Prefeito. Assisti quase todas as entrevistas e percebi que em alguns momentos o locutor teve que provocar e instigar o candidato para que voltasse à questão central e respondesse, em síntese, aquilo que lhe foi perguntado. Lamentável. Não é só dizer o que fazer, mas como fazer e, se não executar, ter a hombridade de explicar àqueles que o elegeram o motivo da não execução. É o mínimo que merecemos.