quinta-feira, 19 de julho de 2012

Autoridades de segurança pública inauguram reforma de carceragem

Fotos: Ronaldo Modesto

Representantes das polícias Civil e Militar, Ministério Público, OAB, Susipe e do Poder Judiciário participaram, na manhã desta quarta-feira (18), de uma cerimônia simples de inauguração da reforma e ampliação das instalações da carceragem municipal do Rio Verde, em Parauapebas.

As obras de reforma e ampliação da carceragem constam de reforço na laje das três celas, troca da cobertura (telhado), reforma de todas as grades, construção de quatro banheiros e reforma de outros dois existentes; construção de calçada externa, troca total das instalações elétricas e hidráulicas, além de pintura completa do estabelecimento.

Os serviços de reforma da repartição pública atendem a um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) lavrado no dia 29 de maio deste ano pelo Ministério Público Estadual e firmado com o Governo do Estado.

A cerimônia simples contou com as presenças do juiz Líbio Araujo Moura, titular da 3ª Vara Pela; promotores de Justiça João Batista de Araújo Cavaleiro Júnior e Bruna Rebeca Paiva de Morais; delegado Antonio Miranda Neto, agente prisional Zaqueu Costa e Silva, coordenador carcerário da Susipe em Parauapebas; advogado Gildásio Teixeira, representante da Subseção da OAB no município, entre outras autoridades.

Na oportunidade, o promotor João Batista Júnior destacou que a partir de agora os 80 presos de justiça vão contar com instalações novas da carceragem, situação que proporciona aos detentos mais dignidade. Ele lembrou que o Governo do Estado deve começar ainda este ano a construção de um novo presídio em Parauapebas, às margens da rodovia PA 160, sentido Canaã dos Carajás, com a oferta de 300 vagas.

Por sua vez, o juiz Líbio Moura ordenou que os presidiários, que foram colocados sentados na área externa do prédio para ouvir os pronunciamentos das autoridades, zelassem pelo patrimônio público que acabavam de receber, sob pena de serem responsabilizados por eventuais danos físicos que causarem. (Ronaldo Modesto/Waldyr Silva)

Nenhum comentário: